Carta Aberta para o Presidente do Grupo New Comm, Roberto Justus

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

São Paulo, 2 de abril de 2012

“No Brasil, o ano começa após o carnaval e os brasileiros já estão aguardando os próximos feriados para descansar”. Parece até frase de publicitário, mas nossa intenção é outra. Para as agências de publicidade do primeiro ao último dia do ano, existe espaço para elas. Em diversos países desenvolvidos, como França, Inglaterra, Estados Unidos da América, Reino Unido e outros países existem restrições claras sobre a veiculação da publicidade dirigida para as CRIANÇAS, como é de conhecimento do senhor, Roberto Justus. De acordo com a American Journal of Clincal Nutrition, umas das revistas científicas mais respeitadas no mundo o excesso de peso em pré-escolares no Brasil foi 4,9%, EUA 4,5% e Reino Unido 2,9%(1).

Como pode o Brasil ter maior porcentagem de excesso de peso que países ricos e mais capitalistas? A psicóloga Susan Lin (2) vinculada a Universidade de Havard publicou em seu livro que os EUA regulamenta menos o marketing infantil do que a maioria das democracias industrias, já o Reino Unido rompeu o marketing de “junk food” (alimentos de alto valor energético e muito açúcar, sal e gordura) com os programas infantis na BBC (emissora do Reino Unido). No Brasil, infelizmente, existe apenas regulamentação para crianças de 0 a 3 anos. Em compensação, segundo o IBGE o excesso de peso ultrapassa patamares internacionais (3).

No Brasil de acordo com tese de doutorado da nutricionista Monteiro (4) verificou que 96,7% das propagandas eram de alimentos não saudáveis e em outra pesquisa de mestrado defendida na USP (5), 100% das propagandas infantis eram de alimentos não saudáveis. É necessário regulamentar a publicidade como o Prof Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Carlos Augusto Monteiro e a profª Inês Rugani Ribeiro de Castro (UERJ) defendem em seu artigo publicado recentemente (6).

O Blog NUTRItodos, vem desenvolvendo um trabalho para que haja a divulgação da boa informação sobre Nutrição e Saúde e combate a impunidade, no Brasil, com o fim da publicidade dirigida à CRIANÇA. A publicidade muitas vezes desrespeita o ser mais precioso que temos. O Brasil foi um dos últimos a aderir à abolição da escravatura e parece que caminha no mesmo ritmo para regulamentar a publicidade dirigida para elas. Sabemos que as agências de públicidade irão dizer que o CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária) desenvolve um bom trabalho. Entretanto, os países desenvolvidos têm os dois: regulamentação e autoregulamentação. O problema é que aqui só temos o setor publicitário autoregulamentando, o que muitas vezes leva publicidades desrespeitosas para nossas CRIANÇAS, diariamente, antes de serem retiradas do ar.

Dessa forma, gostaríamos de lançar um DESAFIO para o senhor, visto que tal “sentimento” parace ser parte forte de sua personalidade. Desejamos que mostre ao Brasil o compromisso de não mais fazer publicidade dirigida às crianças por meio de seu grupo New Comm. Sabemos que ele está há 9 anos em primeiro lugar no Brasil, entretanto, acreditamos que ele esteja em primeiro lugar por seu perfil empreendedor, competência e diversas outras qualidades, mas não pela produção de publicidade dirigida às crianças. Sabemos que o senhor terá muita criatividade, eficiência adminsitrativa e energia para mostrar ao Brasil; que sua empresa é capaz de produzir publicidade e continuar em primeiro lugar, seguindo os mesmos passos de países desenvolvidos. Senhor, Roberto Justus, você como pai e publicitário sabe a influência que a propaganda exerce sobre nossos filhos, mas pergunto: Tem coragem e amor para aceitar este desafio?

“O melhor investimento que um país pode fazer é nas suas crianças.” (Carol Bellamy)

PS.: Esta mesma carta foi enviada também às 5 maiores agências de publicidade do Brasil, direcionada é claro especificamente cada empresário.

PS1: As 5 maiores agências de publicidade, segundo o painel IBOPE 2011 foram: 1ª YOUNG & RUBICAM; 2ª ALMAP BBDO; 3ª OGILVY & MATHER; 4ª EURO RSCG BRASIL e 5ª JWT BRAZIL.

Carta para Agência YOUNG & RUBICAM

Carta para Agência ALMAP BBDO

Carta para Agência OGILVY & MATHER

Carta para Agência EURO RSCG BRASIL

Carta para Agência JWT BRAZIL

Cordialmente,
Alexander Marcellus
Coordenador geral
NUTRItodos

Referências
1- Am J Clin Nutr 2000;72:1032–9 (http://www.who.int/nutgrowthdb/publications/overweight/en/index.html).
2- Lin S. Honrar a criança em tempos desonrosos: recuperando a infância da cultura de mída comercializada. In: Cauvokian R, Olfman S, organizadores. Honrar a criança: como transformar este mundo. São Paulo: Instituto Alana: 2009. p. 249-261.
3- IBGE 2010 (http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1699&id_pagina=1)
4- Monteiro RA – Tese UNB (http://www.consuma.unb.br/pdf/tese_rmonteiro.pdf)
5- Pitas – mestrado na USP (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-10012011-162459/fr.php)
6- Prof Carlos Augusto Monteiro (http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252009000400020&script=sci_arttext)

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 4.9/5 (17 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Carta Aberta para o Presidente do Grupo New Comm, Roberto Justus, 4.9 out of 5 based on 17 ratings

17 comentários para “Carta Aberta para o Presidente do Grupo New Comm, Roberto Justus”

  1. Bernadete Azevedo disse:

    Grande Alexander!

    Se tivéssemos pelo menos 30% de nutricionistas com essa garra, a categoria estaria muitos passos à frente. Parabéns pela iniciativa.
    Beijos
    Bernadete

  2. Luisete disse:

    Bom dia Marcelo,

    Parabéns pela grande inicitiva e pela qualidade dos argumentos/estudos que utilizou. Gostaria apenas de dizer que a Professora Renata Alves Moteiro, referência nesta área e citada na sua carta, é uma nutricionista e não psicóloga conforme citado. Ela faz parte do corpo docente da faculdade de nutrição da UnB e coordena projetos contínuos nesta área.

  3. Elisa Gudinho disse:

    Muito interessante. Espero que os presidentes destas empresas de publicidade deixem seus corações de pais falarem um pouco mais alto que o dinheiro. As crianças precisam que nos preocupemos com a saúde futura deles; os dados sobre obesidade infantil são assustadores.

  4. elisa simas disse:

    Vamos resgatar hábitos de alimentação saudável e variada, porém, o mais natural possível.

  5. alexander disse:

    Você tem toda razão, estou fazendo a correção e já tomei um puxão de orelha dela…rs!
    Obrigado pelos elogios e pela correção…

  6. Janete Cristina disse:

    Parabéns! Ações como essa fortalecem a categoria!

  7. Luisa Ivana disse:

    Maravilha quanto mais dia passa tenho certeza de que escolhi o curso certo pode deixar vou espalhar este virus.

  8. Daniele disse:

    Boa Noite, Marcelo

    Apóio você plenamente na luta para regulamentar de fato a publicidade infanto-juvenil. E realmente, precisamos representar a nossa sociedade em prol da valorização para uma alimentação saudável e combate a obesidade e demais agravos no país, todos os meios são válidos.
    Será que você terá uma resposta? Ficaremos aguardando…

  9. Dra. Terezinha disse:

    Cara colega, é muito bom saber que ainda temos na categoria profissionais preocupado com o outro.
    ultimamente venho me entristecendo com colegas de profissao que só pensam em lucros e nao preocupados com a etica.
    Obrigada pela grandiosa iniciativa.
    Nao estamos sozinhas ainda tem nutricionista de carater.

  10. Thomé Palhares Filho disse:

    É importante integrar os produtores rurais e orientalos para se produzir de forma sustentável agroecológica e organica criando um momento de demanda viabilizando o atrigo sexto da constituição federal o direito humano a alimentação adequada .
    Com a saude do produtor do consumidor e do meio ambiente
    Associação de Produtores Rurais Integrados de Minas Gerais
    Thomé Palhares Filho
    Presidente

  11. Izabelle Paes da Silva disse:

    Excelente, espero que tenha o efeito necessário a nossas crianças.

  12. Victor disse:

    Como é bom saber que temos profissionais com caráter igual o nosso grande professor Alexander,quero te parabenizar e te agradecer pela grande iniciativa que teve e pode ter certeza que eu estou plenamente de acordo com você mestre
    Alexander que este seu sucesso continue são ações como esta que nos fortalece !!!

  13. Bárbara Paixão disse:

    Tenho certeza que com atitudes assim iremos conseguir um resultado muito positivo, como é bom saber que existe profissionais da saúde como você!!!Parabéns!

  14. Paula Martins disse:

    Parabéns pela inicativa!

  15. Nara Veras Guimarães disse:

    Concordo e apoio a iniciativa!

  16. Joana Paula disse:

    Parabéns pela iniciativa!

  17. Wanderléia Silva disse:

    Parabéns á todos os profissionais pela iniciativa de autoridade em reveindicar nossos direitos de profissionais e consumidores ativos!

Deixe seu comentário