Nutrientes que combatem a ansiedade

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Entre na Rede NUTRItodos

Aflição, agonia, impaciência e inquietação são alguns sinais da ansiedade, sentimento capaz de prejudicar a qualidade de vida, autoestima e saúde do ser humano. Aprender a lidar com ela é fundamental para garantir uma vida saudável. Como sua alimentação pode auxiliar neste tratamento?
Uma rotina alimentar fracionada em 5 a 6 refeições diárias, balanceada de acordo com as necessidades individuais, rica em fibras (encontradas nos grãos, frutas e hortaliças), ajuda a combater a ansiedade, pois o consumo de fibras diminui o tempo de esvaziamento gástrico, controla os “beliscos”, e evita que a ansiedade seja compensada no prato, além de melhorar o sono e consequentemente a disposição no dia-a-dia.
A prática de exercícios físicos regulares também auxilia neste tratamento, pois aumenta produção de serotonina (neurotransmissor que atua na regulação do apetite e da ansiedade). Alterações nos níveis de serotonina (baixos níveis ou problemas na sinalização com o receptor) têm sido relacionadas ao aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos. Alguns alimentos podem ser coadjuvantes na produção deste neurotransmissor, são aqueles fonte de magnésio (farelo de trigo, sementes, frutos secos, leguminosas) e vitaminas do complexo B (banana, cereais, carnes, ovos, leite e derivados, vegetais verdes folhosos). Sugestão de salada de frutas fonte destes nutrientes

Ingredientes

• 1 unidade de banana média
• 1 maçã pequena
• ½ iogurte natural desnatado
• ½ xícara de extrato ou suco de soja
• 1 col. de sobremesa de farelo de aveia
• 1 col. sobremesa de farelo de trigo
• 1 castanha do Pará
• 3 nozes
• 3 ameixas secas

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes em um recipiente e servir.

Obs.: A reportagem acima foi escrita pela nutricionista Fabiane Novaes Goeldi – CRN3 34090 (Auditora de redes de restaurantes comerciais e nutricionista clínica), agradecemos a ela por este conteúdo! Esta receita não substitui a orientação de seu nutricionista! A consulta com psicologo é importante para aprender a controlar a ansiedade.

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (3 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Nutrientes que combatem a ansiedade, 5.0 out of 5 based on 3 ratings

Um comentário para “Nutrientes que combatem a ansiedade”

  1. Pabblo disse:

    Muito bom o post! Vou fazer alguma receita com esses nutrientes!

Deixe seu comentário