Alimentação saudável para idoso

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1º PASSO FAÇA PELO MENOS 3 REFEIÇÕES (CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR) E 2 LANCHES SAUDÁVEIS POR DIA. NÃO PULE AS REFEIÇÕES!

2º PASSO INCLUA DIARIAMENTE 6 Porções do grupo dos cereais (ARROZ, MILHO E TRIGO PÃES E MASSAS), TUBÉRCULOS COMO A BATATA, RAÍZES COMO MANDIOCA/ MACAXEIRA/ AIPIM, NAS REFEIÇÕES. DÊ PREFERÊNCIA AOS GRÃOS INTEGRAIS E AOS ALIMENTOS NA SUA FORMA MAIS NATURAL.

3º PASSO COMA DIARIAMENTE PELO MENOS 3 Porções de verduras e legumes COMO PARTE DAS REFEIÇÕES E 3 Porções de frutas NAS SOBREMESAS E LANCHES.

4º PASSO COMA FEIJÃO COM ARROZ TODOS OS DIAS OU, PELO MENOS, 5 VEZES POR SEMANA. ESSE PRATO BRASILEIRO É UMA COMBINAÇÃO COMPLETA DE PROTEÍNAS E BOM PARA A SAÚDE.

5º PASSO CONSUMA DIARIAMENTE 3 Porções de leite, queijos E 1 Porção de carnes. RETIRAR A GORDURA APARENTE DAS CARNES E A PELE DAS AVES ANTES DA PREPARAÇÃO TORNA ESSES ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS!

6º PASSO CONSUMA, NO MÁXIMO, 1 Porção de óleos e gorduras.

7º PASSO EVITE REFRIGERANTES E SUCOS INDUSTRIALIZADOS, BOLOS, BISCOITOS DOCES E RECHEADOS, SOBREMESAS DOCES E OUTRAS GULOSEIMAS COMO REGRA DA ALIMENTAÇÃO. COMA-OS, NO MÁXIMO, 2 VEZES POR SEMANA.

8º PASSO
DIMINUA A QUANTIDADE DE SAL NA COMIDA E RETIRE O SALEIRO DA MESA.

9º PASSO BEBA PELO MENOS 2 LITROS (6 A 8 COPOS) DE ÁGUA POR DIA. DÊ PREFERÊNCIA AO CONSUMO DE ÁGUA NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES.

10º PASSO TORNE SUA VIDA MAIS SAUDÁVEL. PRATIQUE PELO MENOS 30 MINUTOS DE ATIVIDADE FÍSICA TODOS OS DIAS E EVITE AS BEBIDAS ALCOÓLICAS E O FUMO.

Desejamos lembrar que o Indíce de Massa Corporal é uma das “ferramentas” para realizar o diagnóstico nutricional do paciente. Este deve ser avaliado com outras medidas corporais, bioquímcios, clinicas e dietéticas. E frisamos que o valores de cortes são diferentes de um adulto. Vide abaixo os valores para idosos. Para calcular IMC, você deve dividiro o P (kg) pela Altura multiplicada pela Altura(m). Por exemplo um idoso pesa 70kg/1,69m x 1,69m. Seu IMC será de 24,5kg/m2

Obs.: Esta reportagem é apenas informativa, siga sempre a recomendação de seu nutricionista!

Fonte: Caderno de Atenção Básica nº 19 – Envelhecimento e Saúde de Pessoa Idosa.

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