Adianta reduzir o sal do pão?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Siga-me no Twitter

A frequência de hipertesão arterial nas 27 capitais no Brasil foi de 23,3% (>18 anos), sendo ligeiramente maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%), segundo dados do VIGITEL, 2010. Hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9. Sabe-se que o consumo excessivo de sódio aumenta a pressão arterial. Valorizando isto, o famoso pão Francês ou de sal com também é chamado, poderá ter menos sódio. Cinqüenta gramas de pão francês (1 unidade) tem 324mg de sódio. Isto representa cerca de 10% do que uma pessoa precisa por dia. Tal quantidade aparentemente pequena se torna preocupante, pois algumas pessoas ingerem 2 ou mais pães por dia.

No guia, uma das dicas é diminuir a adição de sal à farinha de trigo, um dos ingredientes da massa. Em dezembro passado, o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo que prevê a diminuição dos atuais 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014.

A ANVISA lançou esta semana um Guia para redução do sódio adicionado à farinha de trigo e outras massas. A adesão a esta redução é voluntária, e prevê diminuição dos 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014. Um dos caminhos para quem gosta de pão seria procurar nos rótulos os com menos sódio ou fabricá-lo em sua casa.

Esta redução de 0,2% (2% para 1,8%) é muito pequena, assim como o nosso entender, para a valorização do Ministério da Saúde com a redução do sódio nos alimentos e regras sobre a excessiva quantidade de publicidade de alimentos não saudáveis presentes na TV Brasileira.

 

Para Aprender Mais

Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão – Anvisa

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 3.7/5 (3 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Adianta reduzir o sal do pão?, 3.7 out of 5 based on 3 ratings

Deixe seu comentário