Sugestões para um café da manhã saudável

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O café da manhã, a primeira refeição do dia, faz parte de uma alimentação saudável!

Depois de toda a noite e madrugada, em jejum, precisamos fornecer energia e nutrientes para que comecemos bem o dia, principalmente no caso de diabéticos. O café da manhã serve para evitar a hipoglicemia, que é quando a glicose (açúcar do sangue) cai de maneira abrupta. Nesse horário podemos consumir:

 

Carboidrato: pão ou bolacha ou torrada integrais de preferência ou barra de cereal ou

cereais integrais como flocos de milho

 

Proteína e cálcio: leite, iogurte ou queijos ou bebida à base de soja (com menos teores de

gordura, principalmente se a pessoa tiver excesso de peso e ou colesterol

elevado)

Gordura: margarina cremosa light ou azeite de oliva ou oleaginosas (castanha do Pará (do

Brasil) ou castanha de caju ou nozes ou amêndoas,…)

 

Vitaminas, minerais, fibras e frutose (açúcar da fruta): fruta (seca, in natura inteira,

suco sem coar ou água de coco)

 

Cuidado para não sair de casa só com um cafezinho puro.

Organize-se e deixe as coisas adiantadas na noite anterior.

Procure levantar um pouco mais cedo para que consiga comer o seu café da manhã.

A sua saúde agradece!

Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior bagagem crítica sobre alimentação, e não substituem a orientação de seu nutricionista!

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