Salada de frutas com grão e raspas de chocolate

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Sabe qual o melhor momento para consumir chocolate? Pela manhã ou à tarde. Alguns estudos apontam que consumir  um pedaço pequeno de chocolate amargo (70% cacau) pela manhã ajuda a reduzir a vontade por doce a tarde e também controla a ansiedade. Por isso, você não precisa se privar de comer seu chocolate preferido. Basta aprender a fracioná-lo durante a semana, misturando-o sempre a preparações mais saudáveis.

Receita da Chef Milena Bello

Ingredientes

¼ de xícara de chá de trigo em grão cozido

8 morangos picados

2 bananas nanicas em rodelas

1 maçã vermelha em cubos, com a casca e sem sementes

1/3 de xícara de chá de manga picada

8 lichias sem casca

20 uvas rosadas sem sementes

Suco de 1 laranja

2 colheres de sopa de Goji Berry

1 colher de sopa de chia em grão

2 colheres de sopa de iogurte desnatado

1 colher de chá de mel orgânico

2 colheres de sopa de raspas de chocolate 70% cacau, ou o seu preferido

Decoração: Folhas de hortelã

 

Modo de preparo

  • Higienizar as frutas
  • Tigela: Misturar o trigo com as frutas picadas, o suco de laranja, o Goji, a chia e transferir a mistura para cumbucas individuais.
  • Cobrir e refrigerar por pelo menos 20 minutos.
  • Na hora de servir, dispor 1 colher de iogurte sobre cada porção, regar com mel, salpicar as raspas de chocolate e decorar com a hortelã.
  • Sirva imediatamente.
  • Rendimento: 02 porções

    Além dos benefícios para sua saúde física, esta preparação traz também contribuições para a saúde emocional ( sensação de bem estar e melhora o humor).Temos aqui várias propriedades que justificam o consumo desta salada de frutas diferente. Além de ser energética, fornece as vitaminas A, C e vários minerais (entre eles: potássio), temos também as fibras, propriedades antioxidantes e energéticas. E um toque especial do chocolate 70% cacau: fornecendo proteção para o  sistema cardiovascular, ajudando na redução da pressão arterial, diminuição do  colesterol total e também colesterol LDL (“colesterol ruim”) Além reduzir o risco de diabetes, pois aumenta a sensibilidade a insulina.

    Chocolate é bom e todo mundo gosta! Mas você sabe escolher pelo melhor? Conheça os diferentes tipos de chocolates e suas propriedades:

    Chocolate amargo (mínimo 70% cacau): Grande quantidade de massa e manteiga de cacau. Tem ação antioxidante colaborando para a saúde do coração. Considerado o melhor para consumo!

    Chocolate ao leite: Leva massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado e açúcar. Tem menor teor de cacau e maior valor calórico comparado a versão amarga. Não

    se deixe enganar!
    Chocolate branco: Não leva massa de cacau na composição, grande quantidade de manteiga de cacau além de açúcar e leite. É o mais calórico dos chocolates. Fique atento!

    Chocolate Diet: Leva massa e manteiga de cacau, leite em pó, soro do leite. Opção para diabéticos, por restringir o açúcar. No entanto, não é menos calórico, já que para manter as características do produto, ocorre acréscimo de gorduras, resultando em valor calórico igual ou até maior que a versão tradicional.

    Chocolate a base de soja: Leva extrato de soja 100% vegetal, não contém lactose, proteína do leite e glúten, indicado para portadores de doença celíaca e intolerância a lactose. Os chocolates à base de soja isentos de açúcar, podem ser consumidos por diabéticos. O valor calórico é menor ao do chocolate ao leite e ao diet.
    Alfarroba: Fruto de uma árvore do mediterrâneo, utilizada pela indústria para substituir o cacau. Tem apenas 0,7% de gordura e é fonte de minerais como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas E, B6 e B12 e ricas em fibras. Não contém cafeína em sua composição e pode ser consumido por diabéticos, por não conter adição de açúcar. Encontrado em casas de produtos naturais, alguns supermercados e empórios.

    Obs.: Daniela Cierro: é Nutricionista (CRN3 8790) e colabora da Rede NUTRItodos. Ela contou com a colaboração da Chef Milena Belo e da Dra Karina S. L. Pimente. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior bagagem crítica sobre alimentação, e não substituem a orientação de seu nutricionista!

     

    Leia Mais reportagens de Daniela Cierro

    Gastronomia e Nutrição – Grandes Aliados

    Empanado saudável para seu frango assado

    Espetinho de churrasco com sabor mais fresco? O alecrim pode te ajudar!

    0
    Como você avalia este conteúdo?
    VN:F [1.9.13_1145]
    Rating: 5.0/5 (1 votos)
    Avaliação deste conteúdo:
    Salada de frutas com grão e raspas de chocolate , 5.0 out of 5 based on 1 rating

    Deixe seu comentário