A ilusão do Bicarbonato retirando Agrotóxico dos Alimentos

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Neste último dia 25 de outubro (2017) me deparei com uma publicação científica produzida pela cientista chinesa Tianxi Yang. Ela desenvolveu um trabalho interessante! Pegou maça galã orgânica e expos a dois agrotóxicos por 24h. O fungicida Tiabendazol e o inseticida Fosmete e mergulhou estas maças em três “situações” diferentes. A primeira foi lavar as maças em água corrente por dois minutos, mas, nada ocorreu com os agrotóxicos. Mergulhou então, em uma solução com um pouco de hipoclorito de sódio (famosa “cândida”) por 15 minutos e nada ocorreu também. A terceira tentativa foi mergulhar em uma solução com um pouco de bicarbonato por 15 minutos. Nesta houve uma redução de 80% do fungicida (Tiabendazol) e 95,6% do inseticida da casca da maça.

Depois desta publicação vi a grande mídia no Brasil alardeando para utilizarmos BICARBONATO nas maças, nas verduras, nos legumes e talvez até na gente! Porém quando li a pesquisa e sites responsáveis americanos, a conversa muda. Precisamos primeiramente lembrar que na vida real os agrotóxicos não ficam APENAS 24 horas em contato com a maça gala. Eles têm contato com a macieira por pelos menos 6 meses (outubro – florada até março – colheita). Segundo ponto, de acordo com a ANVISA as maças recebem 58 agrotóxicos (a pesquisa analisou apenas dois), seria muito precipitado afirmar que o bicarbonato retiraria todos estes agrotóxicos nesta mesma proporção. Terceiro ponto não abordado no Brasil é: Os agrotóxicos Tiabendazol e Fosfomete penetraram além da casca e atingiram a polpa da maça. Este, segundo a pesquisadora Tianxi Yang o bicarbonato NÃO teve efeito.

Algumas pessoas podem falar, não vou consumir mais frutas! Porém, se analisarmos a alimentação da população brasileira está consome poucos alimentos “in natura” e muitos alimentos altamente industrializados como bolachas recheadas, “nuggets”, hambugueres, pizzas etc. De acordo com as pesquisas, os alimentos altamente industrializados estão colaborando mais para problemas de saúde do que as nossas frutas e hortaliças com agrotóxicos. É fundamental o consumo de alimentos “in natura”, mesmo que apresentem agrotóxicos. Para MINIMIZAR o efeito deste um caminho seria: Retirar a casca das frutas/legumes, que de acordo com a própria pesquisadora iria retirar 100% dos agrotóxicos (resposta óbvia e sem a necessidade de termos pesquisas científicas). Já outro método mais efetivo e excelente para ELIMINAR os agrotóxicos consumido seria: Preferir alimentos orgânicos!!! Lembre-se de ter uma vida saudável e não perder tempo com a ilusão do bicarbonato salvador. Pelos menos até não publicarem algo mais abrangente!

Fonte

Chemical and Engeneering News

J. Agric. Food Chem. 2017

Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
A ilusão do Bicarbonato retirando Agrotóxico dos Alimentos, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário