Você conhece a soja verde?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Alimentos feitos a partir da soja são relativamente novos para os consumidores ocidentais, porém, nos países asiáticos são populares há décadas. A qualidade da proteína das sojas em geral, é maior do que a de outras leguminosas.

A “soja verde”, edamame, é uma especialidade de soja (Glycine max L. Merrill), colhidas quando as sementes ainda estão jovens. Esta soja tem um sabor doce, é mais suave do que as outras, e possui textura de noz. O edamame é rico em fibras, proteínas, ácidos graxos ômega 3, e micronutrientes, especialmente vitaminas C, E, A, Cálcio, e além disso, é fonte natural do fitoestrógeno isoflavona.

Consumir alimentos com edamame traz benefícios como a prevenção de alguns tipos de câncer (como o de mama, próstata) e doenças cardiovasculares, bem como colabora na dieta para melhorar quadros de diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado.

Reações alérgicas a proteína de soja, são relativamente raras entre os adultos, há pouca base para a preocupação de que quantidades excessivas de soja irão levar a efeitos adversos em indivíduos saudáveis. No entanto, um importante princípio dietético é consumir todos os alimentos com moderação, portanto, a recomendação de ingestão razoável segundo os estudos é de duas a três porções por dia (1 porção = 43g de grãos de soja cozidos).

O edamame é normalmente servido em restaurantes japoneses e chineses como entrada. O petisco é aferventado em água salgada e depois, usando as mãos, as sementes da vagem são espremidas diretamente para a boca. Pode ser utilizado também como ingrediente no preparo de sopas ou doces.

Obs.: Fabiane Goeldi é Nutricionista (CRN 3 -34090) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior bagagem crítica sobre alimentação, e não substituem a orientação de seu nutricionista!

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Você conhece a soja verde?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário