Lancheira saudável para combater a obesidade infantil

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Siga-me no Twitter
Apesar de a maioria das escolas fornecerem lanches ou possuírem cantina, existem muitas crianças, principalmente as pequenas, da educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental, que adoram usar a lancheira. Por isso, cabe também aos profissionais de alimentação orientar os pais ou responsáveis que têm dificuldade em programar o que vão colocar na lancheira todos os dias. Afinal, são cinco vezes por semana, quatro semanas por mês, nove meses por ano. Preparar um lanche saudável e ao mesmo tempo apetitoso todos os dias é um grande desafio, sem contar com a falta de tempo.

Basicamente, o que deve ser levado em consideração no momento de preparar o que vai na lancheira é o valor nutricional dos alimentos, a criatividade e o respeito às preferências das crianças, com uma boa dose de bom senso.

Como a merenda tem o objetivo de atender às necessidades calóricas, protéicas e de líquidos durante o período em que o aluno permanece na escola, esta deve ser composta por um alimento energético/protéico, uma sobremesa e uma bebida.

Portanto, a merenda deve respeitar os seguintes princípios:

Proporcionalidade
Rico em carboidrato (fonte de energia);
Pobre em gordura (principalmente a saturada).
Moderação: especialmente no consumo de açúcares, gorduras e sal.
Variedade: uma alimentação balanceada não deve ser fundamentada em proibições.

Algumas dicas importantes

• Os alimentos, de um modo geral, estão sujeitos a sofrerem alterações, deteriorando-se, se não forem tomadas precauções, visando a sua preservação. Por isso, as lancheiras e os recipientes utilizados para acondicionar os alimentos devem estar sempre limpos. Para isso deve-se lavar em água corrente com detergente neutro usando escovas ou esponjas que devem ser separadas exclusivamente para esta finalidade. Enxaguar abundantemente em água corrente, até a retirada de todo o resíduo de detergente.

No caso das garrafas térmicas uma dica importante: na lavagem recomenda-se o uso de escovas próprias semelhantes as utilizadas na higienização de mamadeiras, para auxiliar na retirada completa dos resíduos.

• Alimentos mais indicados para o lanche da escola: frutas, frutas secas, suco de frutas, barra de cereais, pães simples e integrais, bolos e biscoitos simples, água de coco, queijos.

• Utilizar frutas inteiras e devidamente higienizadas. Não cortar ou descascar para evitar perdas de nutrientes e o processo de oxidação. O processo de cortar ou descascar deve ser feito no momento de consumir a fruta.

• Os sucos de fruta naturais acondicionados em embalagens longa-vida são práticos, nutritivos e higiênicos. Os in natura (frescos, feitos em casa) podem ser utilizados se forem acondicionados em garrafas térmicas e por um curto período de tempo, para evitar perdas nutricionais importantes ou alteração de sabor.

• Utilizar bolos e biscoitos simples. Os bolos recheados ou com cobertura têm maior risco de contaminação, principalmente em dias mais quentes. Os biscoitos recheados são menos saudáveis por conterem em geral mais gordura.

• Deve-se evitar salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais e guloseimas (balas, pirulitos, chicletes, etc.) por não apresentarem valor nutricional significativo, não serem saudáveis e, além disso, prejudicarem o apetite para o consumo dos alimentos realmente importantes.

• No caso de utilizar produtos perecíveis (produtos que estão sujeitos a estragar fora da geladeira), como por exemplo: danones, iogurtes, queijos, frios, etc, colocar na lancheira uma bolsa de gelo para ajudar na conservação desses produtos. Essas bolsas podem ser compradas em supermercados ou farmácias.

 

Sugestão de Cardápio


Segunda-feira

Pão integral com cream cheese

Fruta (banana)
Suco de laranja

 

Terça-feira

Pepino e cenoura palito

Bolo simples caseiro
Suco de maracujá

 

Quarta-feira

Pão caseiro com queijo

Fruta (abacaxi)
Suco de uva

 

Quinta-feira

Cereais

Fruta (maçã)
Achocolatado

 

Sexta-feira

Minitomate

Barra de cereais
Bebida à base de soja

Obs.: A equipe Nutrição Para Todos agradece a nutricionista Martha Fonseca Paschoa, diretora técnica da empresa Comer e Aprender, pela gentileza de nós escrever esta reportagem. Sugiremos consultar sempre um nutricionista para adequar a alimentação de seu filho.

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 3.2/5 (5 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Lancheira saudável para combater a obesidade infantil, 3.2 out of 5 based on 5 ratings

Um comentário para “Lancheira saudável para combater a obesidade infantil”

  1. Cleber disse:

    Legal!!!

    VA:F [1.9.13_1145]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe seu comentário