Quinoa Real: nome estranho, mas rico em…

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Espécie de planta originária da Colômbia, Bolívia, PeruChile, na qual produz um grão rico em nutrientes. Foi eleito pela ONU como o “alimento do ano” em 2013, devido ser um dos alimentos mais completos para o ser humano.

Os benefícios da quinoa são inúmeros, é encontrada na natureza nas cores branca, vermelha e negra e com textura macia e sabor suave, semelhante ao da noz.

Esse grão não possui glúten, podendo ser utilizado por pessoas intolerantes. Fonte de ômega 3 e 6, é rico em vitaminas e minerais, possui ação antioxidante, além de ser uma excelente fonte proteica.

Auxilia no tratamento de pessoas com diabetes mellitus e colesterol alto, podendo ser incorporado em uma alimentação mais equilibrada e saudável.

 

Receita

Hambúrguer de Quinoa

Ingredientes:

200 g de quinoa em grãos

200 g de aveia em flocos finos

100 g de cenoura ralada

100 g de abobrinha ralada

100 g de cebola picada

60 ml de azeite extra virgem

Uma pitada de noz moscada

1 gema de ovo

Sal e pimenta (a gosto)

Modo de Preparo: Em uma panela, cozinhe a quinoa (já lavada) usando apenas água e sal por aproximadamente 20 minutos. Reserve. Em uma frigideira, acrescente o azeite e refogue a cebola, a abobrinha e a cenoura por 2 minutos. Em um recipiente, junte a quinoa, os ingredientes refogados e os demais ingredientes. Misture até formar uma massa. Depois, é só separar essa massa em pequenas porções e moldar esses pedaços de modo que fiquem com formato de hambúrguer.

Observação: Em vez de fritá-los, que tal experimentar o hambúrguer assado? É só colocar para assar em fogo médio-alto até dourar!

Obs.: Bárbara Ruiz é Nutricionista (CRN3 36304) e colaboradora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

Mais reportagens de Bárbara Ruiz

O casamento perfeito: Arroz e Feijão

Experimento Tapioca com Chia

Excelente para intestino “preso” (Biomassa de Banana)

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (3 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Quinoa Real: nome estranho, mas rico em..., 5.0 out of 5 based on 3 ratings

Deixe seu comentário