ANVISA diz monitorar sódio dos alimentos

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos


Dia 13 de dezembro de 2011 a ANVISA e Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA) assinaram termo de compromisso para redução da quantidade de sódio em 24 alimentos. Os alimentos selecionados formam: Batata palha, Biscoito de polvilho, Biscoito polvilho doce, Biscoito maisena, Biscoito salgado, Fórmulas infantis, Leite integral, Macarrão instantâneo, Massa alimentícia, Mistura para bolo, Mistura para sopa, Néctar (tipo de “suco”), Pães, Pão de forma, Pão de queijo, Pão de queijo congelado, Preparado sólido para refresco, Queijo minas frescal, Queijo muçarela, Queijo parmesão, Queijo prato, Refrigerante, Refrigerante light, Salgadinhos.

Segundo a última Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sódio por dia, considerando o sal de mesa e o sódio obtido dos alimentos. A marca é mais que o dobro do que os 5 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

É necessario reduzir a ingestão de sódio e uma dica seria escolher alimentos com menor quantidade de sódio. Assim, se por acaso escolher algum alimentos industrializado, escolha o que tiver menor quantidade de sódio. A ANVISA e ABIA dizem que estão trabalhando para reduzir a quantidade de sódio dos alimentos, a verdade realmente iremos saber no final de 2015, faça sua parte olhando os rótulos e dando preferência para alimentos em “in natura”.

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 0.0/5 (0 votos)
Avaliação deste conteúdo:

Deixe seu comentário