O que é realmente Goji Berry?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Goji berry é nome dado a Lycium barbarum e L. chinense, duas espécies com uma longa tradição de uso como plantas medicinais e alimentos no leste da Ásia, em especial na China. Desde o início deste século, esta fruta está sendo vendida nos países ocidentais e sendo elogiada nos meios de comunicação para o bem-estar e como um “remédio anti-envelhecimento”. A fruta de sabor azedo, é fonte de vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, fibras e possui aproximadamente 50 calorias em 1 colher de sopa.

Estudos com a fruta têm-se centrado em proteoglicanos, conhecidos como “Lycium barbarum polissacarídeos”, que mostraram propriedades antioxidantes e algumas atividades farmacológicas interessantes no contexto das doenças relacionadas com a idade, tais como a aterosclerose e diabetes. É um fruto que contém 18 tipos de aminoácidos e entre eles está a taurina. Este aminoácido não-essencial, é um dos principais componentes da fruta e tem efeito citoprotetor contra a exposição à glicose em uma linha de células do epitélio da retina humana e pode retardar a progressão da retinopatia diabética.

Segundo os estudos, a casca e raiz da planta também possuem vários compostos que demonstraram ação hepatoprotetora.

Embora não existam sinais de toxicidade da Goji berry, há casos de possíveis interações medicamentosas. Portanto, a indicação de uso dos produtos de Goji deve sempre ser através de um nutricionista ou médico.

Para alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas da fruta desidratada, ingeridas através de preparações salgadas (antepastos, ensopados, assados), em sobremesas, ou lanches (com cereais, em leite, iogurte, bolos, pães, biscoitos) ou na forma de suco.

É importante lembrar que não devemos supervalorizar um alimento. A goji berry poderá compor um cardápio equilibrado e balanceado, com a oferta de outras frutas, feijões, sementes, castanhas, hortaliças, carnes e laticínios magros e cereais integrais. A prática regular de atividade física também é fundamental para os benefícios à saúde!

Obs.: Fabiane Goeldi é Nutricionista (CRN 3 -34090) e colaboradora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
O que é realmente Goji Berry?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

2 comentários para “O que é realmente Goji Berry?”

  1. Mariana maggiori disse:

    Olá, adorei a reportagem
    consumo o goji e consegui esses benefícios e emagreci 5 Kgs.
    pra quem não encontra o goji vai uma dica de ouro:
    Emporium sim sim, é o nome da loja que compro com eles e recomendo

    bjos

  2. Thiago disse:

    Essa nutricionista é mesmo fantástica! !

Deixe seu comentário