Saiba a quantidade de Omega 3 em peixes

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O peixe fornece proteína, fósforo, sódio, potássio, cálcio e ferro. A proteína ajuda na formação e renovação de todas as células do corpo, para que tenhamos massa muscular, entre outras funções.

Os peixes de águas frias são fontes de ácido graxo ômega-3, que é uma gordura do tipo poli-insaturada.
Essa gordura auxilia na redução do colesterol total e do LDL-c (mau colesterol), protegendo as artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e evitando a formação de coágulos. Alguns trabalhos mostraram que o ômega-3 facilita a vasodilatação sendo capaz de diminuir discretamente a pressão arterial e o risco de arritmias cardíacas.

Esses benefícios foram vistos em indivíduos que já tinham tido alguma manifestação da doença coronária.
Outros estudos viram que o ômega-3 facilita a comunicação entre os neurÃ?nios podendo favorecer a memória, talvez possa regenerar o tecido nervoso e facilitar a aprendizagem. Há relato também da utilização do ômega-3 para pessoas com depressão e epilepsia.
Os peixes que contem a gordura poli-insaturada Ã?mega-3, para cada 100 gramas, são:

Tipo de peixe Quantidade em gramas do Ã?mega-3
Sardinha em óleo enlatada 5.1*
Cavala assada/grelhada 4.3**
Cavala crua 3.4**
Atum em óleo enlatado 3.4*
Arenque assado/grelhado 2.7**
Salmão cru 2.5*
Arenque cru 2.1**
Truta rosa assada 1.8*
Salmão assado 1.7***
Atum cru 1.4*
Pescada cozida 1.0*
Bacalhau seco salgado 0.8*
Linguado assado/grelhado 0.6**
Bacalhau fresco assado 0.3*
Linguado cru 0.3**

Fontes:
*Tabela do livro “Derrube o colesterol! pg. 148, da Editora Abril.
**Tabela USDA/Unifesp.
***Tabela do livro Coleção Viva Saúde Colesterol pg. 36, da Editora Escala.

Os peixes podem ser consumidos crus, cozidos, assados, grelhados ou ensopados, evitando-se as frituras em geral.

Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior bagagem crítica sobre alimentação!

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3 comentários para “Saiba a quantidade de Omega 3 em peixes”

  1. Fabiana da Silva Barreto disse:

    Sempre uso esse site como fonte de referencia,é muito atual e confiável!

  2. Peixes, os grandes aliados do seu coração | Sandeleh Alimentos disse:

    [...] Sardinha: 5.1 Atum (em óleo, enlatado): 3.4 Salmão cru: 2.5 Salmão assado: 1.7 Atum cru: 1.4 Bacalhau seco salgado: 0.8 Bacalhau fresco assado: 0.3 (Cada 100g. Fonte: Site Nutritodos) [...]

  3. Vera Lucia disse:

    sempre preferi os peixes frescos… enganei-me rsss

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