Adora frutas e é diabético, o que fazer?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica, caracterizada por um estado de hiperglicemia e associada a complicações micro e macrovasculares. O controle da glicemia é o principal objetivo no tratamento do DM. Os conceitos de índice glicêmico (IG) e carga glicêmica (CG) têm sido investigados como potenciais ferramentas para auxiliar no manejo dietoterápico destes pacientes.

O IG compara quantidades iguais de carboidrato; enquanto que a CG leva em consideração a quantidade e a qualidade do carboidrato consumido. Ambos são influenciados por fatores intrínsecos e extrínsecos ao alimento. Observa-se uma melhora no controle glicêmico dos pacientes diabéticos que seguiram dietas de baixo IG.

Para o retardo e a progressão das complicações inerentes ao DM é fundamental a adoção de um plano alimentar saudável orientado por um nutricionista. E neste contexto, o consumo de frutas, em porções adequadas, é uma das medidas que contribuem para reduzir o índice glicêmico da dieta. Há frutas com baixo índice glicêmico e existem aquelas com elevado índice glicêmico, por isso, exige orientação. Frutas tropicais tendem a ter maior índice glicêmico (como manga, mamão, abacaxi, melancia, melão), do que as frutas de clima temperado (laranja, maçã, pêra).

A dica é sempre acrescentar fibras (como aveia, farinha de linhaça, farelo de trigo, gérmen de trigo, chia entre outras) às frutas in natura ou nas preparações (sucos, sobremesas). Desta forma, a refeição será mista em relação ao índice glicêmico e pela presença também de fitato que reduz o índice glicêmico dos alimentos.

Para conhecer mais sobre o assunto, acesse o link: http://www.fao.org/docrep/w8079E/w8079e00.htm

Obs.: Fabiane Goeldi é Nutricionista (CRN 3 -34090) e colaboradora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Adora frutas e é diabético, o que fazer?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário