Suspensa propaganda irregular da Água Bonafont®

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

O blog Nutrição Para Todos, mas uma vez mostra a sociedade seu papel social. Desta vez, conseguimos suspender a propaganda irregular da água Bonafont. Infelizmente, a empresa Danone® estava desde o ano passado veiculando na TV a falsa informação de que sua água reduzia o inchaço. Sabe-se que água de qualquer empresa, seja Danone ou outra não é fonte de sódio. Segundo lugar, a causa do edema ou “retenção de líquidos”, (como eles mesmo chamavam na propaganda) é multifatorial. Desta forma, uma pessoa pode ter edema, por problemas renais, cardíacos, hepáticos, ingestão de certos medicamentos etc. O que mais assusta, é que além de valorizarem este falso “beneficio”, ainda sugeriam tomar por 15 dias dois litros desta água. Tal propaganda, além de sugerir comportamento de risco para algumas pessoas (doentes renais, cardíacos e hepáticos), poderia enganar uma pessoa a consumir este produto, antes mesmo, de verificar se possui tal “edema”. A visita ao médico é fundamental para pessoas com este problema, e a utilização desta água como um medicamento poderia trazer conseqüências piores a algumas pessoas, e falso “benefício” a outras. Temos a convicção de que a empresa citada fabrica produtos de qualidade e preza pelo respeito ao povo brasileiro, mas, infelizmente a falta de transparência e o descuidado respeito ao brasileiro, em relação a esta peça publicitária, não deveriam mais ocorrer. Assim, gostaríamos muito de ver o pedido de desculpa à população brasileira, desta empresa por tal atitude, em nota oficial no site e também na TV. Talvez com esta atitude possamos compreender que os grandes também falham e têm humildade de assumir seus erros publicamente. Aliás, este pedido nada mais é do que uma exigência prevista na lei (art 60 Código de Defesa do Consumidor) e não capricho dos responsáveis por este Blog. Queremos agradecer a equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a qual, em curto prazo resolveu este problema. Deixe seu comentário agora!

PS. Como praxe, sempre enviamos a empresa um pedido de atitude em relação ao problema apresentado, antes da denúncia. Infelizmente, a empresa citada disse estar certa e respeitar as leis do país.

PS1. Abaixo colocamos a carta enviada a ANVISA, e a carta-respota enviada por ela a nós.

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 4.4/5 (14 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Suspensa propaganda irregular da Água Bonafont®, 4.4 out of 5 based on 14 ratings

30 comentários para “Suspensa propaganda irregular da Água Bonafont®”

  1. Filadelfo Brasil disse:

    Minha esposa toma esta água pensando em seus beneficios., Mas agora tomando conhecimento desses fatos eu não comprarei mais essa água enquanto a empresa não se retratar conosco seu consumidor.

  2. andre campos disse:

    eu só tomo a bonafonte,,é a melhor água do mercado,,,de todas que já tomei a melhor é a bonafonte,,,estou muito bem com ela,,e não vou trocar por outra. bonafonte é saúde.

  3. andre campos disse:

    já tomo bonafonte há mais de um ano,,e melhorou muito a saúde de toda familia. por isso eu indico a todos aqueles que querem tomar água de qualidade bonafonte é a melhor.

  4. miguel cardoso neto disse:

    Se houve falha na veiculação da propaganda, essa responsabilidade deve ser atribuída a agencia de
    publicidade que elaborou o comercial.Assim como a Danone
    as outras empresas poderiam ter feito o mesmo, pois o comercial não alterou a qualidade do produto

  5. alexander disse:

    Olá Miguel de acordo com o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, no seu Capítulo IV – Responsabilidades: Artigo 45 “A responsabilidade pela observância das normas de conduta estabelecidas neste Código cabe ao Anunciante e a sua Agência, bem como ao Veículo…” Ou seja, a DANONE também foi responsável pela propaganda exibida. Sobre a qualidade do produto, não questionamos, pois a nossa cobrança é em relação ao conteúdo exposto na propaganda.

  6. renato disse:

    FIQUEI MUITO ABORRECIDO COM ESTA NOTICIA, POIS MINHA TIA QUE MORA EM CAIEIRAS VEIO ATE MINHA CASA QUE FICA EM LOUVEIRA-SP, E TINHA FALADO QUE VIU NA TELEVISAO FALAR QUE BONAFONT PERDIA MEDIDAS OU COISA ASSIM ONTEM COMPREI UM GALAO GRANDE DESTA AGUA E AGORA LENDO ESTA NOTICIA DA NUTRItodos ME SENTI ENGANADO E LEZADO PELA EMPRESA DANONE, POXA VIDA VCS DEVERIAO TER MAR CONSIDERAÇAO COM AS PESSOAS QUE CONSOMEM SEUS PRODUTOS POIS SOMOS NOS QUE DEIXAMOS VCS MILHONARIOS, ACHO ATE QUE A JUNSTIÇA DEVERIA FAZER COM QUE A DANONE DEVOLVESSE NOSSO DINHEIRO DE VOLTA.

  7. Marta disse:

    A água é também uma fonte de sódio SIM! Portanto, se a marca afirma sobre a diminuição de retenção, é possível que apresente menor quantidade de sódio. Nunca tomei essa água, não sei a informação que consta no rótulo. Mas para efeito de informação, devemos consumir a água, cujo RESÍDUO DE EVAPORAÇÃO(se refere exatamente ao sódio contido nas águas)seja igual ou menor que 100 mg/l e o PH deve ser no mínimo 7, para ser alcalino.
    Dizem que a melhor marca neste sentido é a Minalba.
    Obrigada.

  8. alexander disse:

    Olá Marta, de acordo com a portaria nº 27 de 13 de janeiro de 1998, ter o nutriente não significa que o alimento/bebida é fonte. Por exemplo, esta portaria determina que para um líquido ser considerado fonte de um mineral (sódio) deverá ter no mínimo 7,5% da IDR (Ingestão diária recomendada) para cada 100ml. Como o Guia Alimentar para População Brasileira recomenda 2300mg/dia de sódio, deveríamos ter para cada 100ml de água 172, 5mg de sódio. Como você mesmo apontou encontramos águas com até 100mg de sódio por Litro. Logo água não é fonte de sódio segundo o Ministério da Saúde.

    Já em relação a qualidade da água os Guias Alimentares não fazem indicação da marca A ou B. Quem determina como deve ser a água a ser tomada é a Agência Nacional de Água. Esta determinou que o PH deve ficar entre 6 a 9. O resíduo total (“ residuo de evaporação” deve ser de 0,08), não obrigando nenhuma água a ter valor pré-determinados de sódio em sua composição. Em relação a água ser alcalina, este nome vem dos metais alcalinos que a compõem, por exemplo, o sódio é um metal alcalino, e normalmente água que contem mais sódio ( e outro minerais com K, Li etc) em sua composição, as empresas normalmente o rótulam de água alcalinas.
    Cuidado com estas empresas, pois elas utilizam da sedução e não de argumentos científicos para vender seus produtos.

    Fonte: Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998
    Guia Alimentar para População Brasileira
    Agência Nacional de Águas

  9. CAMARGO disse:

    PARABENS AMIGO AINDA TEM MAIS UMA FALHA CONTRA O CONSUMIDOR DA PROPAGANDA ENGANOSA POIS A AGUA BONAFONT DE GARRAFOES DE 20 E 10 LITROS SAO FALSAS POIS SAO ENVASADAS NA FONTE ALDEINHA DE ITAPECERICA DA SERRA /SP A VERDADDEIRA BONAFONT E DE JACUTINGA /MG TODO CONSUMIDOR ESTA SENDO ENGANADO PELA DANONE.

  10. CLEIDE disse:

    Gostaria de saber´se é verdadeiro o comentario que a água Bonafont contem um componente que contem acuçar, fiquei preocupada e parei de tomar.
    obrigada

  11. alexander disse:

    Olá Cleide, não é verdadeiro, pois de acordo com o rótulo do produto nenhum dos componentes é açúcar.

  12. Mauro disse:

    Hoje vi um comercial de Minalba na TV a cabo que fala de uma água com menos teor de sódio. Isto é verdadeiro? Achei que águas minerais não tivessem por definiçõa um grau relevante de conteúdode sódio

  13. alexander disse:

    Olá Mauro, caso tenha este vídeo no You Tube, nos envie para analisarmos. As águas minerais de maneira geral não tem quantidade importante de sódio!

  14. Joao Antonio disse:

    -A agua Bonafont em garrafoes de 20 e 10 lts está sendo envasa pela fonte JAPI, no municipio de Jundiai, essa agua JAPI era considerada de terceira linha, foi adquirida pela DANONE e graças aos mirabolantes comerciais na TV está enganando muitos incautos.

  15. Fábio Gonçales disse:

    O pH desta água, segundo garrafa de 500ml, lote L2JA é de 5,68 (o ideal é ser maior do que 7) e o Resíduo de Evaporação é de 26,80 mg/L (o ideal tem que estar próximo de 100,0 mg/L). Ou seja, esta água é um veneno!
    Segundo informações, a melhor água é a Minalba, por ter pH de 8,03 e Resíduo de 101.

  16. césar disse:

    Como pode todo mundo qr levar vantagem não muda mesmo

  17. NORBERTO disse:

    MUITO BOA AGUA BONAFONT AGUA E VIDA.

  18. Ricardo dau disse:

    Tenho uma distr.deágua mineral e trabalho a mais de 15 anos com água mineral poá,foi a primeira no Brasil a envasar descartável. Oque vc pode falar cientificamente sobre ela?

  19. idelson disse:

    pode falar o que quiser mas a agua bonafont e a melhor do brasil eu me sinto muito bem tomando bonafont

  20. hilda disse:

    sempre comprei agua bonafont de guarrafas, agora mudei comprei de galao nao gostei totalmente diferente.
    vi na internet que nao e boa e sim falsa como e isso,o meu dinheiro nao e falso nao.

  21. Paulo Ramiro disse:

    ESTOU TOMANDO ESTA ÁGUA BONA FONT DESDE DO ANO PASSADO E USAVA CALÇA 46, PASSEI A USAR 44, E AGORA ESTOU NO 40, FIQUEI PREOCUPADO DE EMAGRECER TANTO,ACHO QUE ESTA AGUA REALMENTE TIRA O EXCESSO DO CORPO, O PESO CONTINUA O MESMO SOMENTE AS MEDIDAS QUE FORAM ALTERADAS,

  22. Paulo Ramiro disse:

    JÁ PASSEI EM CARDIOLOGISTA,FIZ EXAME DE SANGUE, UMA BATERIA DE EXAMES, AGORA VOU FAZER TESTE ERGOMÉTRICO, PARA VER SE A SAÚDE ESTA EM DIA, SE TIVEREM MAIS ALGUMA INFORMAÇÕES SOBRE A AGUÁ BONA FONT NOS INFORME,
    grato,

  23. alexander disse:

    Gostaria de lembrar que certos I.P. de comentários podem estar vinculados a Empresas que recebem dinheiro da Indústria de alimentos/bebidas para escreverem mensagens positivas sobre seu produtos, como se fossem meros consumidores. Por isso tome cuidado é importante!

  24. Marcos Pedroso disse:

    Histórico da água mineral H7

    A fonte envasadora está situada em Analândia – Sp, na altura do KM 206 da rodovia Washington Luis, entre os munícipios de São Carlos e Pirassununga.
    A empresa fica a 600 mts da pista na rodovia sentido Analândia x Pirassununga, onde ela está totalmente preservada, quanto aos agentes infiltrados , ou seja , não sofre nenhuma interferência de agentes bacteriológicos contaminantes.
    Possue 1 poço semi artesiano com perfil litológico com profundidade de 180 mts de profundidade com 35.000 lts/hora de vazão , em sua medição dinâmica.
    A água mineral H7, é migrado pelo lençol freático do aquífero Guarani.( vide anexo).
    Possue em suas propriedades físico-químicos segundo o boletim do laboratório CPRM/Lamin de n/° 456/Lamin/2011
    Poço – Fonte Maristela
    PH = 6,77 ( PH de nosso sangue de nosso corpo humano é de 7,35 a 7,4.)
    O resíduo de evaporação de sais minerais dissolvidos é de 53,86 mg/l ao ensaio de 180/°C calculado.
    A água H7 possue lítio, vanádio ,fluor, e o sódio baixíssimo ( 0,34 mg/l)
    É uma água leve, com baixo teor de sódio, e possue seu PH ( 6,77), próximo de 7,0 ( PH Neutro).
    Em questão de Termalismo, por estar numa região climática, a hidrobacia, é muito favorecido pelas faunas, e das matas preservadas,onde está situado a envasadora H7.
    Nosso organismo, necessita de 2lts diário de água, e é exatamente as propriedades terapêuticas que a água H7 possue.
    Dentro de seu processo de envase, possue tubulações toda em inox sanitário, desde a captação da água, até as linhas de envase, atendendo os padrões exigidos, pelo órgãos DNPM e Anvisa.
    Seus equipamentos de envase, matérias primas são de empresas de ponta.
    Fabrica as embalagens descartáveis em resina Pet, os frascos de 350 ml/ 510 ml/ 1,5 lt.
    A água mineral H7, fabrica em seu mix de embalagens de 310 ml e 5 lts, em processo diferenciado em embalagem de plástico flexível, com multicamadas de barreira alimentícia, ou seja, não há migração do gosto de plástico para o produto água.
    Com isso tem uma qualidade microbiológica totalmente garantida, devido ao processo de fabricação na coextrusão com multicamadas do plástico, onde pelo fato de ser embalagens descartáveis, após o uso e do consumo final do produto não se tem um impacto ambiental.
    Possue laboratório de análises microbilógicas atendendo os padrões da portaria da Anvisa RDC 275.
    Seus colaboradores, são treinados pelos processos rigorosos , quanto ao processo do
    Manual de Boas Práticas, atendendo os requisitos do DNPM da Port. 374.
    Contato = Marcos Pedroso
    tel = 19.3566.7200
    cel = 19 . 99796.4292

  25. marcelo rodrigues disse:

    bela aroba! Passei a infância toda bebendo água de moringa e não morri, pelo contrário, tô aqui, forte pra chuchu! Que frescura!

  26. jayme disse:

    a marca bonafont anda comprando fontes tipo aldeinha da serra , agua que quase ninguem pq tinha la seus problemas e triplicou o seu valor so por causa da embalagem e continua enganando as pessoas

  27. Silvana disse:

    Olá Marcos Pedroso, gostaria de saber se tem galões de 20 litros da água mineral H7 e se tem revendedor na cidade de Leme/SP.

  28. Jacqueline disse:

    Bom dia, no site ainda vincula a propaganda “beba água bonafonte 15 dias…”

  29. cintia silva melo disse:

    Eu to tomando essa água desde Janeiro e perdi 3 kilos, eu não vou mais tomar pq não quero emagrecer, porém acho que emagrece sim!! Eu não faço parte de empresa ou revenda sou consumidora.

  30. Izilda Sperling disse:

    Sempre tomava essa água e achava ela ótima, leve, só que comecei a ter problemas sério de estomago, refluxo e nem com os remédios que tomei melhorava. Parei de tomar por sugestão de uma vizinha nunca mais tive problema. Esta água em casa não entra mais.

Deixe seu comentário