Vitamina A: história, fonte, função, excesso e deficiência

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Assim como a letra “A” para o alfabeto representa a primeira letra, a vitamina A recebeu essa denominação por ter sido a primeira substância a integrar a categoria de fator essencial do organismo. A descoberta da Vitamina A e sua aplicação na nutrição humana é relatada desde a época dos antigos egípcios, há cerca de 3.500 anos, que aplicavam extrato de fígado de boi nos olhos de indivíduos que apresentavam cegueira noturna.

Vitamina A é um termo nutricional abrangente, engloba componentes lipossolúveis, com estrutura química e atividade biológica relacionada ao retinol, incluindo carotenóides. Está disponível em alimentos especialmente lipídicos (gordurosos). As principais fontes são fígado, óleos de fígado de peixes (bacalhau, tubarão), leite integral, ovos, queijos, manteiga, jerimum, cenoura, banana, manga, mamão, vegetais verdes folhosos.

A deficiência de vitamina A é um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e afeta milhões de crianças em idade pré-escolar no mundo inteiro. Esta deficiência pode levar a diminuição da resistência a infecções (diarréia, pneumonia, sarampo); pré-disposição de câncer; cegueiras (cegueira noturna, xerose da conjuntiva, mancha de Bitot, queratomalácia) e inclusive desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A quantidade de vitamina A recomendada diariamente assim como o limite máximo de ingestão, varia de acordo com as faixas etárias e sexo. Portanto, para avaliação, sempre um nutricionista deve ser consultado!

Obs.1: Frisamos que não temos a intenção de esgortar o assunto Vitamina A em apenas uma reportagem.

Obs.2: Fabiane Goeldi é Nutricionista (CRN 3 -34090) e colaboradora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

Mais Reportagens de Fabiane

Salada de Cavala-da-Índia com Anchovas e Hortelã

Você tem deficiência da Vitamina D?

Panqueca de banana com aveia e linhaça

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 3.8/5 (4 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Vitamina A: história, fonte, função, excesso e deficiência, 3.8 out of 5 based on 4 ratings

Deixe seu comentário