Adoçante aumenta a pressão?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Pessoas que apresentam pressão alta (hipertensão) devem fazer um controle adequado da ingestão de sal. O sal de cozinha é formado por dois elementos químicos o Sódio(Na) e Cloro (Cl), sendo sua fórmula NaCl. Quando os profissionais da saúde dizem para reduzir o sal na comida, a preocupação é com o sódio que está presente no sal. Assim, recomenda-se para pessoas com pressão alta uma ingestão máxima de 5g de sal dia (DASH), ou seja, 1kg de sal deveria durar por sete meses. Isto, para uma pessoas que prepara suas refeições em casa e almoçam e jantar estas. Como os adoçantes Sacarina e Ciclamato de sódio, possuem este nutriente (sódio), os hipertensos acharam que deveriam não consumir este adoçante, para manter a pressão saudável. Que seja feita a justiça, estes adoçantes contem pouco sódio. Se vocês olharem no rótulo nutricional, cada gota, tem menos de 1 mg de sódio, ou seja, se você utilizar 30 gotas dia terá 30 mg de sódio. Os alimentos que devem ser evitados são os ricos em sódio, por exemplo: Queijo parmesão (100g) = 184mg de Na; Requeijão (1 colher de sopa) = 166mg de Na, Lingüiça de frango grelhada (1 unidade) = 110mg; Hambúrguer grelhado (1 unidade) = 130 mg de Na. O perigo existe quando a pessoa esguicha o adoçante, isto sim é prejudicial em relação a quantidade de sódio e também em relação ao excesso de adoçante. Lembre-se de que estas informações não substituem as recomendações de seu médico ou nutricionista!

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Dietary Approaches to Stop Hipertension (Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51)

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 4.6/5 (5 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Adoçante aumenta a pressão?, 4.6 out of 5 based on 5 ratings

4 comentários para “Adoçante aumenta a pressão?”

  1. Lais disse:

    Olá, sou nutricionista e concordo com o exposto. Mas acredito que não dá para orientar o paciente assim. Nunca vi um paciente falar que esguicha o adoçante numa bebida… é sempre “só um pouquinho”. Prefiro orientar a utilização de adoçantes naturais e sem o sódio, do que dizer que ciclamato e sacarina nao interferirão no controle da pressão arterial se usados em pequenas quantidades. Mas cada um com sua conduta, não é mesmo?

  2. Ana Paula disse:

    Orientar dessa forma é dar autonomia ao sujeito, é acreditar que ele pode sim cuidar de sua própria saúde. Logo acredito que nós Nutricionistas precisamos estar dispostas a entregar ao paciente as informações verdadeiras e deixá-los escolher.

  3. Ana Paula Marques disse:

    Sou nutricionista e concordo com a colega Ana, devemos orienta-los dando varias opções de escolha.

  4. alexander disse:

    Olá Lais e Ana Paula, Muito obrigado pelos comentários no NUTRItodos! Eu normalmente não recomendo Ciclamato e Sacarina de sódio, mas os mesmos são muito encontrados em produtos já prontos e para vender (unidades). Eu prefiro sugerir para os pacientes a Sucralose, ou outro adoçante que o paciente tenha melhor aceitação (ele decide). Sobre a questão do esguicho, tenho percebido esta situação com
    alguns pacientes e colegas também vem referindo isto para mim. De qualquer forma, desejo muito que continuem fazendo comentários, pois a opinião do internauta que mostra se estamos atingindo nossos objetivos!

Deixe seu comentário