Carta Aberta para Bob’s – Brasil
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São Paulo, outubro de 2012
“Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo”. Esta frase até lembra o ditado de um bom Samaritano quando abriu seu próprio negócio. Mas não é, quem formulou está frase foi o famoso empreendedor Ray Kroc, proprietário-fundador da Rede Mc Donald’s. Sabemos que as crianças brasileiras aumentaram o peso nas últimas décadas. No Brasil, segundo o IBGE o excesso de peso em crianças de 5 a 9 anos ultrapassa patamares internacionais (1). De acordo com tese de doutorado da nutricionista Monteiro (2) verificou que 96.7% das propagandas eram de alimentos não saudáveis. Muitas mães também referem que seus filhos pedem os brinquedos das redes de Fast Food por influência da TV e acabam comendo os lanches (3). Pesquisa do Datafolha conduzida em todo território nacional verificou que 76% dos pais vêem a publicidade de alimentos não saudáveis prejudica o hábito alimentar das crianças (4).
No Brasil é proibido a “venda casada”, ou seja, oferecer um produto/serviço e obrigar o consumidor levar outro para poder comprá-lo. Infelizmente, o Bob’s usa um jeito especial para favorecer suas vendas para o público infantil. O consumidor paga pelo lanche infantil e recebe um brinde. Para não configurar a venda casada, os senhores vendem o brinde separado, mas que custa praticamente preço do lanche. Os pais que vão por causa do apelo das crianças pelo brinquedo, também levam o lanche para comer. Gostaríamos de lançar um Desafio, visto que tal sentimento é inerente a uma grande empresa como o Bob’s. Se como dizia Ray Kroc “cuide do cliente, que o negócio cuidará de si mesmo”, gentilmente sugerimos aos senhores que ofereçam brindes com preço fixo e separado dos lanches. Sem é claro, dar o brinde caso a criança/adulto compre o lanche. Além disto, sugerimos o fim da publicidade dos lanches/brindes infantis. Este seria um grande presente para o dia das crianças do próximo ano.
O Blog NUTRItodos, vem desenvolvendo um trabalho para que haja a divulgação da boa informação sobre Nutrição e Saúde e combate a impunidade, no Brasil, com a regulação da publicidade de alimentos dirigida à criança. O oferecimento de brindes muitas vezes desrespeita o ser mais precioso que temos.
“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” (Pitágoras)
PS.: Esta mesma carta foi enviada às 5 maiores empresas de Fast-Food que distribuem brinquedos para quem compra lanches infantis.
Cordialmente,
Alexander Marcellus
Coordenador Geral
Rede NUTRItodos
Referências
1- IBGE 2010 (http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1699&id_pagina=1)
2- Monteiro RA – Tese UNB (http://www.consuma.unb.br/pdf/tese_rmonteiro.pdf)
3- Pitas AMCS – mestrado na USP (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-10012011-162459/fr.php)
4- Datafolha (http://www.consumismoeinfancia.com/01/06/2011/pesquisa-datafolha-pais-percebem-impacto-negativo-da-publicidade-sobre-seus-filhos/)
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