Curiosidades para fumantes

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Siga-me no Twitter

Estima-se que 5 milhões de pessoas morram por ano no mundo por causa do cigarro. Já o fumo passivo mata 600 mil pessoas. No Brasil 200mil pessoas morrem por ano por causa deste vício.
O maior produtor de tabaco do mundo é a China, o Brasil fica logo em seguida. As regiões do sul produzem 95% do tabaco brasileiro sendo o sul com 50 % da produção. Não é a toa que as regiões do sul possuem a maior porcentagem de fumantes.

O Brasil pode viver sem cigarros, o programa do Fantástico conduzido pelo Dr. Dráuzio Varela, vem desempenhando um importante papel de saúde pública. É possível parar de fumar e para isto as pessoas precisam ter consciência dos males do cigarro e procurar ajuda. Sabe-se desde a década de 50 que fumar pode causar câncer no pulmão. Mas infelizmente, o Brasil só conseguiu tirar as propagandas de TV após os anos 90, mesmo sabendo deste mal. Outro dado importante é que não fazer propaganda de cigarro na TV/mídia contribui e muito para redução deste mal. Os dados do oficiais do Governo mostram que a redução da porcentagem de fumantes foi mais de 50% (34,8% para 17,2%) de 1989 a 2010.


O Ministério da Saúde também se posicionou em relação a cobrança maior de impostos sobre cigarros, mas deverá também proibir a publicidade nos pontos de venda (por exemplo: exposição atrativa em caixas de bares etc) de acordo com Ilana Pinsky. Você também pode parar de fumar e lembre-se de pedir ajuda para seus amigos e familiares sobre sua decisão. O médico e Ministério da Saúde podem ajudá-lo também (ligue 136).

Dicas do INCA para parar de fumar

Fonte:

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Implementing Smoke-Free Environments. Who Report on the Global Tobacco Epidemic, 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World No Tobacco Day 2011 celebrates WHO Framework Convention on Tobacco Control. World Health Organization, maio 2011. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/news/ releases/2011/wntd_20110530/en/index.html>. Acesso em: 11 nov 2011.

Obs.: O Blog NUTRItodos valoriza e apoio as campanhas nacionais de saúde

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Curiosidades para fumantes, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário