A melhor Lista de Compras

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Para cuidar da alimentação devemos pensar nos alimentos e preparações culinárias que farão parte do nosso cardápio diário. Isso começa pela Lista de compras. Na lista não poderão faltar as verduras de folha (acelga, agrião, alface (americana, crespa, frise, lisa, roxa), almeirão, bertalha, chicória, couve manteiga, endívia, escarola, espinafre, mostarda, repolho roxo ou verde, rúcula,…), os legumes (abóbora, abobrinha, beringela, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, jiló, quiabo,…), as frutas (abacaxi, acerola, banana (maçã, nanica, ouro, prata), caju, caqui, carambola, damasco, figo, kiwi, laranja (lima, pera), limão, maçã (fuji, gala, verde), mamão (formosa, papaia), morango, nectarina, romã, tamara, tangerina, uva (itália, rosada), as carnes magras (boi, frango, peixe ou peru), os óleos vegetais (canola, girassol, milho ou soja) para o preparo dos alimentos e o azeite de oliva para o tempero da salada, a tradicional dupla o arroz (ou batata doce ou inglesa, cará, centeio, cevada, cevadinha, farinhas em geral, inhame, macarrão, mandioca, mandioquinha ou quinua) e feijão (ou ervilha, grão de bico, lentilha ou soja), os produtos integrais (bolachas, farinhas, massas, pães e torradas), o leite e seus derivados (iogurte ou queijos) e
as oleaginosas (amêndoas, castanha de caju ou do Pará, macadâmia, nozes, pistache,…).
Se comprar produtos prontos optar pelos que tenham menos sódio e menos gordura saturada, de preferência sem trans. Faça a lista do que necessita antes de ir às compras, não vá de estômago vazio, pois acabamos comprando produtos de que não precisamos!! Boas compras!!

Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

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