Quem pode retirar o glúten da dieta?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Siga-me no Twitter

“A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contêm glúten por indivíduos geneticamente predispostos. Além do consumo do glúten e da suscetibilidade genética, é também necessária a presença de fatores imunológicos e ambientais para que a doença se expresse”. Esta doença atinge mais mulheres do que homens e estimase que existam 300 mil pessoas com doença celíaca. Lembrando que temos 190 milhões de habitantes, isto representaria menos de 0,15% da população.

O tratamento para pessoas com este doença, seria a exclusão do glúten. Este é uma proteína no trigo, aveia, cevada e seus derivados. Esta proteína ajuda na formação da estrutura da massa dos pães, entretanto, pode prejudicar a saúde dos pacientes celíacos que a consumem. Por isso, atualmente todos os produtos alimentícios tem obrigação de escrever “Contém glúten” ou, “Não contém glúten”. Tal frase fica escrita após ingredientes, comece a verificar.

Infelizmente, muitos nutricionistas estão retirando alimentos com glúten da dieta de seus pacientes. Isto, de acordo com o novo parecer do Conselho Regional de Nutricionsitas-3ª Região (CRN-3), só deveria ocorrer em casos muito específicos. Por exemplo, quando for feito o diagnóstico médico por meio de exames específicos de que este paciente tem esta doença. Caso você tenha retirado o glúten de sua dieta, sem o devido diagnóstico médico, cuidado pois esta restrição não tem respaldo científico. O CRN-3 é o órgão oficial para representação de todos os nutricionistas do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Este representa mais de 30 mil profissionais e tem como  objetivos proteger a população de maus profissionais, orientar e disciplinar o exercício profissional dos nutricionistas destas regiões.

1. Sdepanian VL, Morais MB, Fagundes-Neto U. Doença celíaca: a evolução dos conhecimentos desde sua centenária descrição original até os dias atuais. Arq Gastroenterol. 1999; 36(4):244-57.

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Quem pode retirar o glúten da dieta?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário