Você sabe detectar um câncer de boca?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Siga-me no Twitter

Segundo o INCA, o câncer de lábio pode ser prevenido evitando-se a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa) e o tabagismo. Já para o câncer de boca é importante também manter uma boa higiene da boca, ter os dentes tratados e visitar o dentista pelo menos uma vez por ano. Além disto, ajuda a prevenir o câncer bucal manter alimentação rica em frutas, verduras e legumes. A Organização Mundial de Saúde recomenda comer 400g destes alimentos por dia. (veja abaixo alguns exemplos de porções)

Homens com mais de 40 anos, com dentes fraturados, fumantes e que usam próteses mal ajustadas devem evitar o fumo e o álcool. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros (ou a frequência do uso do cachimbo) e de doses de bebidas consumidas.

Mais de 14 mil pessoas apresentaram câncer de boca no Brasil em 2010. Uma das formas de evitar é o auto-exame, neste deve-se procurar por sinais como feridas que não desaparecem, nódulos ou caroços, dor persistente na boca, manchas brancas, vermelhas ou rochas dentro da boca, dificuldade para mastigar, engolir ou mexer a língua, inchaço ou dor no maxilar, dor constante na orelha, sangramento na boca, rouquidão. Na dúvida, o próprio dentista pode ajudar a diagnosticar, encaminhando o paciente ao serviço especializado.

Para o diretor-geral do INCA, Luiz Antônio Santini, é importante detectar a doença nas fases iniciais, pois a maior parte das pessoas – cerca de 80% – só descobre o câncer de boca nas fases avançadas, o que dificulta o tratamento. Segundo ele, a taxa de mortalidade do câncer de boca gira em torno de 13%, considerada alta para os padrões da doença.

Obs.: Porções de Frutas: Abacaxi (65,0g) 1/2 fatia; Banana-prata (43,0 g) 1/2 unidade; Laranja-pêra/lima (75,0 g) 1 unidade; Maçã (60,0 g) 1/2 unidade; Mamão papaya (93,0g) 1/3 unidade; Melancia (115,0g) 1 fatia. Porções de Legumes: Berinjela cozida (60,0g) 2 colheres de sopa; Beterraba cozida (30,0g) 3 fatias; Tomate comum (80,0g) 4 fatias. Porções de Hortaliças (folhosas): Repolho branco cru (picado) (72,0g) 6 colheres de sopa; Chuchu cozido (57,0g) 2 +1/2 colheres de sopa; Brócolis cozido (60,0g) 4+ 1/2 colheres de sopa; Alface (120,0 g) 15 folhas; Agrião (130,0g) 22 ramos.

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Instituto Nacional do Câncer

Artigo científico: Pirâmide Alimentar Adapatada: Guia para esoclha dos alimentos

Obs2.: Agradecemos pela permissão para veiculação desse vídeo. O Blog NUTRItodos incentiva e apoia as Campanhas Nacionais de Saúde.

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Você sabe detectar um câncer de boca?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário