Meu triglicérides está alto, o que faço?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Os triglicérides representam as gorduras em geral, então temos os triglicérides circulando no sangue e também os estocados nas células de gordura (adipócitos) que é uma forma do corpo armazenar energia.

Quando os triglicérides estão acima de 150 mg/dL temos a hipertrigliceridemia, o que aumenta os riscos para doença arterial coronariana.

Algumas doenças como diabetes, doença renal crônica e obesidade podem levar à elevação nos níveis dessa gordura.

Para ajudar na normalização dos triglicérides é necessário controlar a ingestão dos açúcares  em geral (refinado, cristal, mascavo ou orgânico); doces em geral , bebidas e sucos adoçados com açúcar, refrigerante normal, caldo de cana, mel, bebidas alcoólicas. Para substituir esses produtos temos os adoçantes, bebidas e doces adoçados com esses adoçantes, mas que não deverão ser usados à vontade.

Entretanto, não se pode exceder no consumo de alimentos gordurosos como um todo.

 

Vejam agora algumas dicas para ter sempre uma alimentação saudável:

Prepare os alimentos cozidos, grelhados, assados, ensopados ou refogados, evitando as frituras de imersão em geral. Use o óleo vegetal que pode ser de: soja, milho, girassol ou canola. Para o tempero da salada use o óleo de oliva de preferência o extravirgem;

Fracione a alimentação em várias refeições ao dia: café da manhã, almoço, jantar e os lanches de

intervalo (manhã, tarde e noite);

Não omita as refeições adotando horários regulares para realizá-las se alimentando de 3 em 3 horas ou em até 4 em 4 horas;

Coma devagar, mastigando bem os alimentos para saboreá-los, para auxiliar no processo digestivo e dar a sensação de saciedade;

Varie a alimentação para evitar monotonia, combinando sabores, cores (refeições bem coloridas) e consistência (evitar picar e/ou cozinhar demais as verduras, legumes e frutas para preservar o máximo das fibras alimentares);

Evite o consumo excessivo de líquidos às refeições para não dilatar o estômago e/ou dificultar o processo digestivo. Procure tomar líquidos nos intervalos das refeições (principalmente a água) para auxiliar no funcionamento intestinal, dos rins e para hidratar o organismo.

 

Para variar o cardápio vejam as famílias dos alimentos e as substituições alimentares corretas:

 

ARROZ = integral ou branco, batatas (inglesa ou doce), mandioca, mandioquinha, inhame, cará,

trigo, milho, aveia, farinha ou macarrão. Usar 1 deles por refeição na mesma quantidade

do arroz;

FEIJÃO = de qualquer tipo, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja. Usar 1 deles por refeição na

mesma quantidade do feijão;

CARNES MAGRAS = aves sem pele (frango ou peru), peixe ou bovina;

LEITE DESNATADO = iogurte e coalhada desnatados, queijos magros (minas, minas light, cottage,

ricota, vernise, light);

FRUTAS = mamão, pera, maçã, melão, laranja, melancia, tangerina, morango, uva, banana,…;

LEGUMES = cenoura, abobrinha, chuchu, vagem, beterraba, quiabo, pepino,…;

VERDURAS = escarola, espinafre, acelga, alface, rúcula, repolho, agrião, …;

PÃES E BOLACHAS = integrais (preto, centeio, glúten, diet, light, aveia,…), francês integral,

sírio integral, bolacha e torradas integrais.

Com uma alimentação saudável, colorida e gostosa somos capazes de controlar os triglicérides e viver com saúde.

Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

Mais Reportagens de Adriana

Qual alimentação ideal após o 1º infarto

Qual o melhor sal para o hipertenso?

O prato mais saudável é o…


0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Meu triglicérides está alto, o que faço?, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário