Oleaginosas e fim de ano

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As frutas oleaginosas (macadâmia, castanhas, amêndoas, nozes, entre outras), são mais consumidas em festas de fim de ano, mas elas devem estar presentes em uma alimentação saudável o ano todo, podendo ser consumidas moderadamente todos os dias.

Ricas em antioxidantes, reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Além de evitar o envelhecimento precoce.

Elas são uma ótima fonte de proteínas, vitamina E, zinco, cobre, selênio e magnésio. A maior parte da gordura presente nestes alimentos são benéficas a saúde, como o ômega 3, 6 e 9.

Além disso apresentam fitosteróis, que auxiliam na redução do colesterol ruim.

Podem ser consumidas como lanches da manhã ou da tarde ou adicionadas em bolos, pães, tortas, saladas e iogurtes. Lembre-se de sempre escolher as versões sem sal e sempre se atentar as quantidades, pois tratam se de alimentos calóricos.

Receita

Farofa Nutritiva

Ingredientes
1 xícara de castanhas variadas picadas
½ cebola picada em cubos
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de manteiga clarificada ou comum
1 pires de ervas de sua preferência picadas
Pimenta de cheiro e outras ervas frescas podem agregar mais sabor

Modo de preparo
Refogue a cebola, o alho e a pimenta na manteiga, adicione a salsinha e depois as castanhas, ajuste o sal e desligue o fogo.

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