Não existe Nescau Light, cuidado

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Entre na Rede NUTRItodos

É incrível a habilidade de algumas empresas tem de arrumar um jeitinho incorreto para vender mais. De acordo com as regras da ANVISA 100g ou 100ml de um alimento pronto LIGHT devem ter no mínimo 25% menos calorias que o tradicional (Portaria SVS/MS 27, de 13 de janeiro de 1998).

A Nestlé está vendendo um produto chamado Nescau Light que não é LIGHT. Este produto tem apenas 11% menos calorias que o tradicional. É só fazer os cálculos: 20g do Nescau tradicional tem 75kcal, já 20g de Nescau Light tem 67kcal, ou seja apenas 11% menos calorias e não 25% como determina as regras sanitárias. O mais engraçado é que no Nescau Light eles sugerem colocar uma colher de sopa (9,5g) para diluir no leite e para o Nescau tradicional duas colheres sopa (20g), “veja fotos dos rótulos”.

Dessa forma, é fácil reduzir caloria é mesmo que dizer: coma um pão com manteiga light. Em vez de colocar 2 colheres de sopa, coloque 1 colher. Esta sugestão da empresa é absurda, pois além de fazer sugestão de usar menos achocolatado ela cobra mais caro pelo Light. Fique atento e não caia nesta! Já fizemos denúncia na ANVISA.

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 4.0/5 (8 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Não existe Nescau Light, cuidado, 4.0 out of 5 based on 8 ratings

14 comentários para “Não existe Nescau Light, cuidado”

  1. Nathalia disse:

    Muito bom esse post. Vocês já repararam a respeito do biscoito de maizena light? Quem tem as mesmas caloriasdo normal! Fica a dica! Abraços

  2. Guilherme Carregosa da Costa disse:

    Alex, Nao esquece de denunciar o toddy que faz o mesmo. Te mandei as fotos dos rótulos que tiramos aquele dia.
    Abraço

  3. alexander disse:

    Olá Nathalia, seu pedido é uma ordem tomaremos providências e obrigado!

  4. alexander disse:

    Grande Gui,
    Em breve eles também serão denunciados, obrigado pela lembrança!

  5. maria tereza disse:

    Ótimo post, Alex. Precisamos de um espaço para denúncias e reflexões desse tipo. Seria bom que você tivesse alguém da Anvisa conectado na rede pois assim eles saberiam emtempo real. Abraços.

  6. alexander disse:

    Olá Maria Tereza,

    Eu adoraria ter contatos com os bons funcionários da ANVISA. Se souber de alguém agradeço!

  7. Junior disse:

    Pessoal, eu preciso dar a minha opinião a respeito disso.
    Nescau Light realmente tem uma grande diferença do Tradicional, pois ele precisa de muito menos achocolatado para preparar o mesmo copo de leite. Eu utilizo e posso afirmar: o produto é bom.
    Obs. Que eu saiba, em relação a ANVISA, o que determina um prduto ser rotulado de Light ou não, seria a quantidade calórica medida após o produto estar preparado(diluído) e não em pó. Portanto não há nada de errado, ele realmente possui 30% menos calorias.

  8. alexander disse:

    Olá Junior, agradeço seu comentário e aproveito para esclarecer alguns itens da lei que versa sobre produtos Light. De acordo com a Portaria nº 27 de 13/01/1998, realmente o produto pronto para consumo é aquele, no qual, será analisado se tem menos de 25% menos caloria do que o tradicional. Ou seja, se um achocolatado light pronto tem 25% menos caloria que o tradicional, este a princípio (negrito nosso) seria “light”. Entretanto, de acordo com a própria portaria no seu item 3.3: “Não é permitido o uso da Informação Nutricional Complementar que possa levar à interpretação errônea ou engano do consumidor.” Ou seja, se pegarmos também a metade da quantidade de chocolate Nescau Tradicional para diluir teremos também um produto “light”. É isto que a empresa sugere, pegar 9,5g de Nescau Light e comparar com 20g de Nescau Tradicional, ambos diluidos no leite. De acordo com a própria portaria item 3.3, esta sugestão de consumo leva interpretação errônea do consumidor. Esta sugestão da empresa é absurda, pois além de fazer sugestão de usar menos achocolatado ela cobra mais caro pelo Light. Por isso, tanto o Nescau quanto o Toddy estão sendo analisados em relação a propaganda feita no rótulo, por desrespeito a lei. Em nenhum momento estamos questionamento se o produto é bom ou ruim para saúde.

  9. Junior disse:

    Boa noite, primeiramente eu não mencionei que vocês haviam dito que o produto faz mal a saúde. Apenas dei a minha opinião.

    Em relação as tuas afirmações realmente concordo contigo, onde dizes: “Ou seja, se pegarmos também a metade da quantidade de chocolate Nescau Tradicional para diluir teremos também um produto “light”. É isto que a empresa sugere, pegar 9,5g de Nescau Light e comparar com 20g de Nescau Tradicional, ambos diluidos no leite.”

    Apesar do sabor da versão Light ser mais forte e não necessário mais do que uma colher para preparar a bebida, a embalagem induz o consumidor mais desavisado ao erro. Abraço, feliz 2013.

  10. alexander disse:

    Olá Junior,
    Quero agradecer você pelas informações e rápida resposta! Desejo em nome da equipe NUTRItodos, muito amor e sucesso em 2013.
    PS.: Peço desculpa caso tenha me expressado inadequamente, em relação a sua opinião ao produto citado!

    Um Abração

  11. Victor disse:

    Olha a quantidade de Sódio também gente! EÉ menor portanto é light sim e no conceito de light ta incluso menor quantidade de sodio

  12. alexander disse:

    Olá Victor, agradecemos seu comentário. Sobre a questão da terminação Light um produto receberia este nome se tivesse 25% menos calorias ou 25% menos nutrientes. Entretanto, quando a empresa registra seu produto na ANVISA precisa classificar por que ela considera Light seu produto. Assim, é só ver a propaganda da Nescau e Toddy que eles destacam em grandes letras que seus produtos são Light por terem menos de calorias. Logo, afirmamos que tal propaganda de ser Light é irregular.

  13. Nina Lillyan disse:

    Pode ser considerado light pela redução de qualquer nutriente, porém no rótulo ele diz que é 30% menos calorias e simplesmente diminui a porção sugerida de consumo!!
    É um absurdo!! Por isso, muitos especialistas dizem que consumir alimentos light é um risco às dietas, pois a pessoa consome isso se confiando que é menos calórico, que pode usar diariamente e acaba não tendo o resultado desejado!

  14. Gustavo disse:

    o produto é light sim! O fato se usar apenas uma colher de sopa é porque o açúcar foi substituído por adoçante que ocupa menos espaço, mantendo sabor e coloração de duas colheres de sopa da versão tradicional e ainda foram acrescentadas mais nutrientes no light.

Deixe seu comentário