O ser humano é Vegetariano ou Carnívoro?

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Entre na Rede NUTRItodos

Muitas pessoas discutem sobre como deve ser a alimentação do ser humano. Alguns afirmam que somos Vegetarianos outros que somos Carnívoros. Mas qual é a verdade? Saibam que o ser humano não é Carnívoro nem Vegetariano, ele é Onívoro. Isto significa que ele come e depende de alimentos de origem animal e vegetal para sobreviver. Não estamos afirmando que as pessoas não possam ter o direito de seguirem uma dieta vegetariana. O nutricionista por sinal tem embasamento necessário para auxiliar um Vegetariano a ter uma vida normal e saudável.

Para provar que somos Onívoros, basta analisar o sistema digestório e dentição dos seres humanos com os animais Carnívoros e Herbívoros. Por exemplo, os animais Carnívoros tem caninos extremamente afiados e mais cumpridos do que o homem. Os animais Herbívoros, por exemplo a vaca, possui quatro compartimentos em seu estômago para auxiliar na digestão dos vegetais. O ser humano, apenas um estômago sem compartimentos. Os molares dos Herbívoros são chatos, já o do ser humano apresentam cúspides (pequenas projeções ósseas na lateral do dente).

Dessa forma, afirmamos que o ser humano tem características intermediários entre um animal Carnívoro e Vegetariano, e evolutivamente é Onívoro.

Para Aprender Mais

Dieta para vegetarianos

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 3.0/5 (23 votos)
Avaliação deste conteúdo:
O ser humano é Vegetariano ou Carnívoro?, 3.0 out of 5 based on 23 ratings

21 comentários para “O ser humano é Vegetariano ou Carnívoro?”

  1. Matheus Barcellos disse:

    Nunca li tanto lixo en minha vida.

  2. gustavo disse:

    Bom, o ser humano é carnívoro, o q poucas pessoas sabem é q todo animal q tem olhos na frente é considerado carnívoro, isso por que os olhos para frente servem para melhor poder caçar. Incrivel como a natureza se adapta a tudo.

  3. barbara disse:

    olhos na frente?? dentição?? o gorila come carne?? seus dentes são super afiados e suas presas enormes..

  4. brayan souza disse:

    nossa barbara que legal vc quebro as pernas dele

  5. Michele disse:

    Olha, não discordo do Gustavo, eu também pensava assim, mas a Bárbara tirou de letra. Por que eu nunca pensei nisso antes!? :s

  6. Carla disse:

    Gente, o gorila come insetos para adquirir proteína e complementar sua alimentação… ele é onívoro…

  7. Franco disse:

    É isso ai Carla, agora vc quebrou as já frágeis pernas dos cegos seguidores da religião do veganismo, aqui a referência que valida seu ponto: http://www.umaoutravisao.com.br/secoes/Alimentacao/a_dieta_dos_gorilas.html

    Agora só falta eles lerem o livro “The vegetarian myth” e procurar na internet pelos depoimentos dos ex-veganos, que por sinal, são constantemente ameaçados pelos ex colegas de religião.

  8. sansau disse:

    tirara as duvidas

  9. diego disse:

    Assisti comendo uma bela e suculenta peça de picanha, humm

  10. facto disse:

    É indiscutível que o ser humano consegue digerir tanto a proteína animal quanto a vegetal. Porém, o homem não consegue digerir celulose, entre outros carboidratos presentes nos vegetais, o que não acontece com a carne, cujos nutrientes e compostos são perfeitamente digeríveis pelo ser humano.

    Nesses termos, o ser humano, embora ser social e histórico, está mais para a dieta carnívora do que a vegetariana.

    Para ter uma dieta exclusivamente vegetariana, não é necessário apenas um esforço digestivo, mas, também, no paladar.

  11. alexandra barcelos disse:

    Somos tão onívoros como os cães que para todo e qualquer alimento que colhemos na natureza não utilizamos nossas mãos e unhas, muito menos nossos dentes. Utilizamos cartões de credito, dinheiro, cheque, prestígio, interesses econômicos sem que preocupemos com o meio ambiente, com os humanos mais pobres ou os outros seres que por aqui convivem conosco. Tire do homem sua roupa e o deixe totalmente nu.
    Tire dele o ambiente urbano em que vive, que é seu habitat artificialmente construído.
    O que sobra?
    Uma criatura sem pêlos que o cubra, altamente frágio, sem garras, pois se deixar crescer as unhas, seus dedos atrofiam, e sem instinto natural para matar.
    Também sem faro para sangue e ofato muito discreto em comparação ao demais carnívoros.
    Todos os dotes de predador são forçados e, usando a inteligência, ele terá que fabricar seus instrumentos de caça, por não os possuir naturalmente.
    Este é o ser humano natural. Tão onívoro para comer carne que não possuem dentes para rasgar nem come ela crua como se come uma fruta e uma folha de alface…Comparando os ácidos estomacais dos carnívoros com herbívoros, fica óbvio que os humanos se encaixam na segunda categoria. Os humanos podem cozinhar a carne para matar um pouco das bactérias e facilitar na hora de mastigar, mas fica claro que os humanos, diferentemente dos carnívoros, são foram designados para digerir carne. Evidências de nossa natureza herbívora também é encontrada no tamanho de nossos intestinos. Carnívoros têm um sistema intestinal e cólon que permitem a passagem da carne de forma relativamente rápida, antes que a carne tenha alguma chance de apodrecer e causar doenças. Humanos, por outro lado, têm sistema intestinal muito mais longo que dos carnívoros. Assim como outros herbívoros, intestinos longos permitem que o corpo leve mais tempo para “quebrar” fibras e absorver os nutrientes de uma dieta de um não carnívoro. O longo sistema intestinal humano na verdade é um fato de alto risco para aqueles que comem carne. A bactéria na carne acabam tendo tempo de sobra para se multiplicar durante a longa viagem pelo intestino, e a carne começa a apodrecer enquanto ainda passa pelo intestino. Muitos estudos também mostraram que a carne causa câncer de cólon em humanos.
    Comparando a nossa anatomia fica ilustrado o fato de que o corpo humano foi contruido para se basear em uma dieta vegetariana. Humanos não têm absolutamente nenhuma das características distintas anatômicas que os carnívoros ou até mesmo onívoros naturais têm. Lembrem-se, NÃO é porque a maioria dos seres humanos OPTOU por comer carne junto com plantas que o animal humano se torna um ser onívoro.

  12. rafael disse:

    negocio é agente se juntar e matar todos carniceiros para proteger aqueles que são feitos de carne, morte aos carniceiros demoníacos !!!

  13. Guilherme disse:

    Caros amigos vegans e vegetarianos, sou bodybuilder. Durante o período do protocolo preciso de 3g de proteína por kg, ou seja, 270g de proteína por dia. De onde vou conseguir tirar tanta proteína sem usar do alimento animal? (não me respondam soja pois esse tipo de proteína não serve)

  14. priscila disse:

    O arroz tem essa proteina que você precisa. Grão de bico. Lentilha.

  15. Juliana disse:

    Aos que disseram que vegetarianos estão enganados porque gorilas comem insetos… Não foram vocês mesmos que disseram que olhos na frente são pra caçar? =/ Insetos precisam ser caçados? Nossa, que tipo de inseto é esse que corre como um cervo ou coelho? O veganismo vem crescendo cada vez mais, se alguns voltam atrás, normal, em todo tipo de pensamento, pessoas podem voltar atrás. Mas não tem como negar que o futuro é esse. Estamos vivendo um holocausto animal, um pouco de compaixão e já se diminui (ao menos isso) a quantidade de consumo de carne e laticínios. Se não tiver coração, quer dizer… Compaixão pelos animais, que seja pela saúde.

  16. Gi disse:

    Vocês são …, se baseando em coisas banais pra definir qual é o tipo de dieta que o ser humano deve seguir, bom fiquem se preocupando tanto com a vida do outro como vocês fazem aqui, e vejam suas vidas passarem tediosamente enquanto eu por exemplo vivo minha vida comendo o que quiser, e fazendo liberdade animal.

  17. Estevan disse:

    A desculpa anatômica é velha e sem fundamento. Ensina a biologia evolutiva que as adaptações e mutações seguem a dieta, mas não evoluimos com uma dieta igual a dos animais há milênios. Fácil para alguns simplesmente dizer que fomos “criados” e isso invalida evolução, mas não. Há exemplos como os da raposa russa que tem sua evolução documentada. Se fossem criados e imutáveis quanto a fisiologia, ela não iria ter mudado até na estrutura dos olhos.

    Fomos adaptados a comer carne preparada, a colher e armazenar, fermentar e curtir, e nosso corpo difere de outros animais que seguem com a dieta de carne crua e caçada no momento. Nossa fisiologia. O formato dos dentes, olhos e etc tem caráter funcional, e como animais bípedes e sociais, nossos olhos, dentes e membros evoluiram para ser precisos e focados no trabalho de movimentação e comunicação social mais do que em razão de nossa dieta, eis por que nossos olhos tem esclera aparente e direcionamento frontal. Há variação hj pequena entre o quão voltados para frente os olhos são, sugerindo que eles não foram sempre assim. Há indícios pela esclera, forma dos dentes e narinas que também nem sempre foram assim, dada variações étnicas e locais, criando um padrão que mostra que o homem evoluiu se de um dos dois, de um biotipo carnívoro.
    Segundo Prof Robert Sapolski de Stanford e outros biólogos que trabalham com símios, nossa dieta ideal seria muito mais de sementes, frutos silvestres, insetos, pequenos animais e larvas do que carne de animais grandes ou vegetais, pelo fato de que qualquer cenário, essa é a alimentação que mais saudavelmente pode sustentar um ser humano.
    E o bodybuilder que diz sobre proteínas, sinto muito, mas laboratorialmente é provado que o ser humano mesmo mantendo um corpo de powerlifter ou bodybuilder não precisa nem da metade dessas proteínas, mas que isso é feito para compensar de forma rústica a falta de aminoácidos essenciais, presentes em outros alimentos, daí o efeito de tamanha dose de proteínas, seu corpo as usa para fazer o que vc não dá a ele diretamente.
    Não existe nenhuma forma de olhar o corpo do ser humano por pedaços e dizer que ele é isso ou aquilo, é preciso entender como um todo, e também passado e presente. Pegar pontos isolados e juntá-los numa conclusão é tão famoso e errôneo que tem até nome, se chama determinismo científico.

  18. Oécio disse:

    Sem contar que o fogão é parte integrante do sistema digestivo do suposto humano carnívoro, se ele não utilizasse esses meios, como faria com bactérias altamente destrutivas sendo que ele não tem os mesmos ácidos dos carnívoros e o comprimento do seu intestino é de 11 a 12 vezes a sua altura, permitindo que esses bactérias se multiplicassem em seu interior antes de serem eliminadas. Pensem nisso.

  19. Karine Reis disse:

    Sou vegana há anos, e nunca sofri danos a saúde pela falta da proteína da carne, pelo contrário, sou bem mais saudável do que era quando comia carne ,tenho famíliares e amigos que também não comem carne. Então posso dizer que o ser humano pode muito bem viver sem carne,principalmente se tratando do consumo da carne hoje em dia, que vem causando o descontrole hormonal tremendo nas pessoas, não existe nada natural, nem mesmo as frutas e legumes ,se alguém deseja ser saudável precisa de uma plantação própria, sem uso de agrotóxicos e sem outros processos químicos.Lembrando que o corpo humano é adaptável.

  20. Simone F disse:

    Calma pessoal ! Ser vegano é opção de vida, não adianta enfiar goela abaixo . Mostre apenas por que é vegano, e os benefícios que traz a nós e ao planeta . Mas é uma escolha muito pessoal . Não briguem … Senão que sentido teria essa causa da paz que nos veganos pregamos ?

  21. Felipe Cohen disse:

    Alexandra Barcelos, o ser humano de hj não é o ser humano de 1 milhão de anos atrás. O ser humano daquela época vivia de comer vegetais e insetos assim como seus primos símios. Este ser “humano” hominídeo né, são antepassados dos Sapiens, e muitos deles sumiram por falta de adaptação, assim como as girafas com o pescoço curto. Seu legado teve que se adaptar consumindo mais proteínas e gorduras que o necessário e isso é mais fácil de conseguir de animais. Logo ele teve que criar ferramentas. E com este consumo de carne veio a cocção, o que facilita o aproveitamento do alimento e seus nutrientes. Isso é fato comprovado não faltam pesquisas. Junto com todo este avanço, o cérebro humano que consome a maioria da energia, começou a dispor de mais energia para crescer. Mas isso não foi só no cérebro, todo o corpo modificou. Os seres “humanos” se tornaram fisicamente mais “sensíveis”, um corpo menos rudimentar e forte para utilização da energia pelo cérebro. Se fôssemos somente herbívoros nosso cérebro não teria crescido tanto, pq energia rápida vem de gordura. Um alimento vegetal necessita de mais trabalho pro corpo retirar sua energia e nutrientes. Vc não pode comparar um homo sapiens moderno com um Homo Habilis vegetariano, ou um Cro Magnon carnívoro. São seres completamente diferentes em tudo. E digo mais, se soltar um humano vegetariano no mato hj, sem toda a parafernália processada, ele terá que comer matos, não confunda mato com capim. E terá de comer tanto mato, mas tanto que ele desmairia ou teria que matar um animal pra comer. A energia pro seu cérebro funcionar comendo mato cru seria equivalente a comer o que uma vaca come de capim por dia. Por outro lado, comer um coelho cru ajudaria muito mais.

    Comemos carne desde o homo erectus, e desde então há mais pontos positivos que negativos.

Deixe seu comentário