Sociedade Médicas não poderão colocar selos ou marcas em produtos de alimentos

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Siga-me no Twitter

Você já comeu aquele hambúrguer, ou margarina, ou óleo que possui um selo ou marca de alguma sociedade médica? É isto mesmo, dentro de 180 dias ( a partir de 19/08/2011) as sociedade médicas, (Sociedade Brasileira de Cardiologia, Associação Brasileiro de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Pediatria etc) não poderão colocar seus selos ou marcas em produtos alimentícios, de higiene ou equipamentos médicos. Após um ano de estudo e por decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) isto não poderá ocorrer “Queremos evitar a expectativa demasiada do consumidor em relação ao produto”, justificou o conselheiro Emmanuel Fortes.

A sociedade Brasileira de Cardiologia, além de cobrar um valor (em reais) para que as empresas de alimentos coloquem selo desta sociedade, quando cumprem certos critérios, já “selaram”; hambúrguer, dois tipos de margarina, cinco tipos de bebidas a base de soja, quatro variedades de suco, além de óleos. A sociedade Brasileira de Pediatria concedeu selos a três produtos, e não podemos esquecer que há alguns anos essa sociedade colocou selo no Mac Lanche Feliz. Parece brincadeira, mas eles mantiverem esse selo por algum tempo! Como afirma o próprio conselheiro Fortes “ Um selo como esse é prejudicial até mesmo para a concorrência”.

Queremos parabenizar o CFM pela brilhante iniciativa, esperamos que no dia 19/02/2011, tomas as empresas e médicos estejam cumprindo esta decisão. Quem sabe também a multinacional que criou o selo “Minha Escolha” pare com essa mania de rotular os alimentos e deixe esse rotulação para a ANVISA.

Fonte:

O Estado de São Paulo (A18)

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Sociedade Médicas não poderão colocar selos ou marcas em produtos de alimentos , 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário