Cuidados no aproveitamento integral de alimentos

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Estudos revelam que cascas de muitas hortifrutícolas possuem mais nutrientes que determinadas polpas. O aproveitamento integral dos alimentos é uma alternativa para suprir as necessidades nutricionais e contribuir para reduzir o lixo orgânico. Nesse sentido, cascas, talos, sementes e outras partes, tradicionalmente não utilizadas como alimentos, podem ser incorporadas na dieta alimentar!

No entanto, o conhecimento sobre a concentração de metais pesados e alto índice de contaminação por agrotóxicos nessas frações também é importante, uma vez que podem provocar intoxicações alimentares, se consumidos mesmo em concentrações reduzidas. Além da contaminação por agrotóxicos, as plantas podem ter sua composição química alterada, como por exemplo, a concentração de nitratos (carcinogênico). Há estudos que revelam que a concentração de nitrato em plantas de alface produzidas em hidroponia é até 7,2 vezes maior que no sistema de produção orgânico.

Há controle legal pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Ministério da Agricultura (Mapa), e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o uso e registro dos agrotóxicos utilizados no Brasil. Mas para evitar possíveis danos à saúde, a melhor alternativa é o consumo integral de produtos orgânicos. Lavar os alimentos com bicarbonato de sódio, ou vinagre, não é eficiente para retirada de resíduos tóxicos. Na impossibilidade do uso de alimentos orgânicos, estudos recentes mostram que lavar a casca em água abundante e embeber por alguns minutos em água quente pode eliminar ou reduzir componentes químicos. O maior teor de agrotóxicos está na casca dos alimentos, antes de aproveitá-la esteja atento a este procedimento!

Obs.: Fabiane Goeldi é Nutricionista (CRN 3 -34090) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior bagagem crítica sobre alimentação, e não substituem a orientação de seu nutricionista!

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Cuidados no aproveitamento integral de alimentos, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário