Café mais caro e sofrido do mundo

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

 

A Indonésia é o terceiro maior produtor de café do mundo (perde para o Brasil (1º) e Vietnan (2º). Na indonésia descobriram há alguns anos um café de sabor e aroma incomparáveis. Ele custa em media R$ 1000,00 reais meio quilo.

Mas o que torna ele especial é algo bem exótico e vamos dizer nojento. Ele vem direto do coco. Isto mesmo do coco de um gato selvagem chamado Civeta. O nome deste café é Kopi Luwak (Kopi =café e Luwak = Civeta). Este gato tem hábitos noturnos e é amante do café. Ele escolhe os melhores grãos, no ponto perfeito de maturação. Este grão passa por processos de fermentação no sistema digestório do gato e pronto. Depois funcionários procuram pelo chão do cafezal os cocos e separarem os grãos de café do coco. O processo seguinte é o mesmo do café comum.


A produção é bem pequena cerca de 500kg por ano. Isto é bem pouco, pois a indonésia produziu 700 milhões de quilogramas de café em 2013. O preço dele em restaurantes em Londres é de R$ 215 a xícara. Mas lucro extremamente altos trazem outros problemas. De acordo com reporteres da BBC, existem pessoas aprisionando este gato selvagem para coletarem mais coco com café. Ele fica estressado e começam a se machucar sozinhos na própria gaiola.

Os restaurantes em Londres afirmam que isto não ocorre nos estabelecimentos deles pois existe um auditoria dos fornecedores rigoroso. Reporteres da BBC ao comentarem sobre o que viram, disseram que tomariam attitude extremas caso fosse confirmado tal fato.

O Brasil também começou a produzir um café semelhante, chama-se Jacu’s Coffee. O valor dele não é divulgado pelo único produtor do Espírito Santo. Talvez para não atrair a cobiça de outros brasileiros que em breve também vão começar a aprisionar Jacus em jaula.

Obs.: A popularidade do Kopi Luwak explodiu após o café aparecer em um programa da apresentadora americana Oprah Winfrey em 2003, e no filme Antes de Partir, estrelado por Morgan Freeman e Jack Nicholson, em 2007.

 

Fonte:

ABIC

BBC Brasil

Kopiluwak Organization

Globo Rural

Time Magazine

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Café mais caro e sofrido do mundo, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário