Gastronomia e Nutrição – Grandes Aliados

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

A arte da Gastronomia, entrelaça-se por um processo de necessária simbiose com o mundo da Nutrição.

Assim como a Engenharia oferece seus avançados conhecimentos para a elaboração estrutural, orgânica e segura das construções, a Arquitetura pensa, desenvolve e prepara estas construções e os ambientes para uma ocupação “feliz e harmoniosa” a ser feita pelas pessoas.
De certa maneira assim também se inter-relacionam Nutrição e Gastronomia, sendo inerente às duas disciplinas, combinando conhecimentos e técnicas, o nobre serviço de entregar às pessoas os maiores benefícios que se pode oferecer como base para o desenvolvimento pleno de um vida: saúde com prazer, e vice versa.
Todos nós temos necessidades e restrições nutricionais individuais, porém a busca é por uma alimentação que sacie e atenda nossas vontades e desejos.
A cor, o tempero, o aroma, a textura fazem parte da alquimia, que para muitos são apreciados conscientemente e para outros de forma inconsciente, mas que final de uma refeição o HUMMM é o resultado do encontro perfeito da desejo com a saciedade.

Reunimos algumas dicas e sugestões para que promova momentos de nutrição com satisfação e prazer para você, sua família e amigos:

• Pratique leitura, amplie conhecimentos, visite livrarias e experimente gastronomia saudável em algumas páginas de prazer.
• Tem um tempinho…? Faça um curso… ao menos um cursinho de Gastronomia Saudável, Alimentos orgânicos.
• Faça testes, substitua ingredientes comuns, por saudáveis, como creme de leite, por creme de leite de soja, leite condensado por ricota ou tofu macio, tabletes de caldos, por caldo de legumes feito em casa.
• Quer surpreender? Procure os temperos frescos, novas técnicas, harmonizações… saia para namorar estas novidades, procure orientações de profissionais nutricionistas e chefs de cozinha saudável;
• Interesse-se pela qualidade da sua alimentação e da sua família, elabore seu cardápio com carinho;
• Convide pessoas para um jantar especial, com sabor de saúde;

Toda refeição precisa ser especial! Não há nada mais gostoso e prazeroso do que ouvir um elogio, ganhar um sorriso e nutrir o corpo e alma de alguém, isso tudo sinaliza de que sua “arte” de cozinhar está aparecendo e surtindo bons efeitos.
Não existe mágica, existe sabedoria.
Isto se obtém com experiência, dedicação, observação e pesquisa.

Boa Sorte e siga em frente!
Daniela Cierro e Chef Milena Bello

Obs.: Daniela Cierro: é Nutricionista (CRN3 8790) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior bagagem crítica sobre alimentação, e não substituem a orientação de seu nutricionista!

 

Leia Mais reportagens de Daniela Cierro

Empanado saudável para seu frango assado

Espetinho de churrasco com sabor mais fresco? O alecrim pode te ajudar!

Salada de abacate com frango, trigo em grão e maçã verde

Conheça agora o Petisco Saudável

 

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 0.0/5 (0 votos)
Avaliação deste conteúdo:

Deixe seu comentário