Quais alimentos fortalecem o sistema de defesa do nosso corpo?

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No inverno estamos mais predispostos aos resfriados e gripes, por exemplo, por isso é importante que cuidemos da nossa alimentação. O nosso sistema de defesa ou imunológico nos protege das doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos. Por isso, precisamos ter diariamente uma alimentação balanceada com verduras de folhas, legumes, leite e derivados como iogurte, queijo, leites fermentados com lactobacillus, carnes magras (boi, frango, peru ou peixe), frutas, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja), óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola ou oliva), alimentos fontes de carboidrato (arroz, aveia, milho, trigo, quinua, cevadinha, batata, mandioca, inhame, cará, entre outros), cogumelos (shitake, shimeji,…) e gengibre.

Os nutrientes mais envolvidos nesse mecanismo de defesa são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais selênio e zinco, que encontramos nos seguintes alimentos.

Vitamina A – abacate, abóbora, acelga, batata doce, brócolis, caju, cenoura, couve, damasco seco, escarola, espinafre, fígado, goiaba, maçã, melão, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, pêssego, sardinha e taioba.

Vitamina C – acerola, brócolis, caju, camu-camu, couve, ervilha, goiaba, kiwi, laranja, lima, limão, mamão, manga, melão, morango, tangerina, tomate e vegetais crus como o pimentão verde e o repolho.

Vitamina E – amêndoas, avelãs, brócolis, castanha do Pará, gema de ovo, gérmen de trigo, nozes, óleos vegetais (soja, milho e girassol).

Ácido fólico – fígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros (brócolis, couve, espinafre,…), levedo.

Zinco – aves (frango e peru), carnes vermelhas, cereais integrais, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, lentilha, ovos e, peixes.

Selênio – aveia, aves, carne vermelha, castanha do Pará, farelo de trigo, fígado, frutos do mar, fígado, salmão e semente de girassol.

Além de incluirmos esses alimentos na nossa dieta habitual, precisamos ter um bom sono para recarregarmos as nossas forças junto com o gerenciamento do estresse.

Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior bagagem crítica sobre alimentação, e não substituem a orientação de seu nutricionista!

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