Qual alimentação ideal após o 1º infarto

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A primeira providência é não querer mudar a alimentação da pessoa de uma só vez. Trata-se de um momento delicado e a adoção de hábitos alimentares saudáveis de uma forma impositiva pode ser mais uma fonte de estresse.

Em síntese, a alimentação saudável é importante para manter os níveis de colesterol total e LDL-colesterol o mais próximo possível do normal e manter o HDL acima de 60 mg/dL. Além disso, se ocorrer também a hipertensão arterial e/ou alteração da glicose (açúcar no sangue) deveremos controlar o consumo de sal/sódio e de açúcares em geral, respectivamente.

As dicas de uma alimentação saudável diária são:

  • Incluir na alimentação as verduras de folha (principalmente as folhas roxas que tem antocianina para controlar o colesterol), legumes e frutas (uva rosada tem flavonóide que ajuda no controle do colesterol, além das frutas vermelhas (framboesa, amora, mirtilo, morango,…) com efeitos antioxidantes;
  • Utilizar leite e seus derivados: queijos e iogurtes magros/desnatados;
  • Consumir carnes magras como o frango ou peru sem pele (peito tem menos gordura do que coxa e sobrecoxa), peixes (os com ômega-3 dão uma força maior para o controle do colesterol: sardinha, atum, cavala, cavalinha, truta, namorado ou salmão) ou a bovina magra (lagarto, patinho, coxão mole ou duro, músculo);
  • Usar o pão integral/diet/light de preferência com aveia ou a aveia em si (farelo ou floco), pois a betaglucana ajuda a controlar o colesterol e também a glicose;
  • Colocar o óleo de oliva extravirgem na salada (sem exagerar na quantidade) e para preparar os alimentos quentes os óleos de canola, girassol, milho ou soja;
  • Consumir as oleaginosas (castanha do Pará, de caju, amêndoa ou nozes), mas também com moderação;
  • Não esquecer da famosa dupla do arroz (integral melhor que o branco) e feijão (que pode ser substituído por soja, ervilha, lentilha ou grão de bico), porém sem bacon, toucinho, paio e afins, hein!
  •  

    Como se pode observar é uma alimentação saudável para qualquer um de nós!

    Somos o que comemos!!

    Ame o seu coração e cuide bem dele!!!

    Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

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