Conheça as sementes ricas em ômega 9 e 6

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Siga-me no Twitter

As oleaginosas são sementes ricas em gorduras, isto mesmo, gordura. Entretanto, muitas dessas gorduras são boas. A gordura é uma substância que participar na formação de células, hormônios e até na absorção de vitaminas como a A, D, E, e K. De maneira resumida a vitamina A ajuda na formação de novas células (inclusive a pele), cabelo e unha; a D participa na fixação do cálcio nos ossos; a E participa no bom funcionamento do órgão reprodutor; e a K na coagulação do sangue, por exemplo, quando cortamos a pele ela cicatriza-se.
Nesta época as pessoas tem hábito de comer essas sementes, mas você conhece os tipos de gorduras nelas presentes? Abaixo colocamos alguns nutrientes presentes em 100g destas sementes.

A principal gordura destas sementes é o ômega 9 (gordura monoinsaturada) e ômega 6 (gordura poliisaturada). Essas gorduras parecem atuar na redução do colesterol – (ômega 9) e também sobre a redução da formação de placas de ateroma – (ômega 6), sendo que as pessoas devem consumi-lás em uma dieta saudável para esta efeito positivo ocorrer. A quantidade de cálcio também é interessante, todavia, consumir 100g de qualquer uma delas será uma quantidade muito grande de calorias e gorduras. Logo ,sugerimos o consumo de 25g (mão fechada) no máximo 3 vezes por semana.  Aproveite para incluir em sua dieta essas sementes! Lembrando que esta sugestão não substitui a orientação de um nutricionista.

 

Para Saber Mais

Entrevista com nutricionista Roberta Figueiredo sobre Colesterol

10 passos para alimentação saudável

Fonte:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – 4ª Edição- 2011

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Conheça as sementes ricas em ômega 9 e 6, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário