OPAS lança diretrizes inéditas sobre marketing infantil

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Entre na Rede NUTRItodos

Neste final de semana está ocorrendo o World Nutrition, Congresso de Nutrição, cujo presidente Associação Mundial de Nutrição e Saúde Pública (WPHNA) afirma ser o mais importante, interessante e inovador congresso de alimentação e nutrição em saúde coletiva já concebido. Neste a representante da Organização Panamericana de Saúde lançou as 13 principais diretrizes sugeridas pela OPAS para o Marketing Infantil nas Américas:


1. Desenvolver uma política acerca da promoção e da publicidade de alimentos para crianças junto com o Ministério da Saúde ou com um departamento, agência ou instituto associado, assumindo a responsabilidade pelo processo.

2. Adotar como objetivo a política de reduzir a exposição infantil à promoção e à publicidade de alimentos com elevado teor de gordura, açúcar ou sal, com a meta de diminuir os riscos à saúde das crianças.

3. Iniciar o processo de implementação da política desenvolvendo e mantendo consenso dentro do governo sobre a necessidade da referida política.

4. Envolver outras partes interessadas para ampliar o conhecimento e conscientização do impacto adverso do marketing de alimentos sobre as crianças.

5. Reunir um SWG – Stakeholder Working Group (grupo de trabalho de partes interessadas) liderado pelo governo como a entidade responsável pelo desenvolvimento de políticas.

6. Solicitar que o SWG defina o escopo das políticas em termos do significado de cada elemento da “promoção e da publicidade de alimentos para crianças”, definido pelo Grupo da Consulta de Especialistas nas Recomendações 7–10.

7. A definição de “promoção” deve abarcar todas as técnicas de marketing por meio de todos os canais de comunicação, inclusive mensagens divulgadas em escolas e outros locais frequentados pelas crianças.

8. A promoção e a publicidade “para” crianças devem ser definidas como aquelas direcionadas exclusivamente para crianças, com apelo especial para elas e, na mídia mensurada, aquelas dirigidas a adultos, mas assistidas por crianças.

9. A palavra “Crianças” deve ser definida como pessoas com menos de 16 anos de idade.

10. A palavra “Alimentos” deve ser definida de modo a incluir tanto alimentos que devem ser comercializados (alimentos que as crianças devem consumir mais em uma dieta saudável), como alimentos que devem ser banidos, segundo os critérios de nutrientes máximos aceitáveis, detalhados na presente recomendação.

11. Concretizar as ações acima mencionadas em um prazo de, no máximo, 18 meses.

12. Implementar a política por meio de disposições legais.

13. Designar um órgão para monitorar, utilizando um conjunto uniforme de indicadores, os efeitos e a eficácia das políticas sobre a exposição de crianças à promoção e à publicidade.

Fonte: Instituto Alana

Obs.: Esperamos mais responsabilidade de nossos Gestores Federais, empresários e quiça alguns donos de agência de publicidade.

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 3.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
OPAS lança diretrizes inéditas sobre marketing infantil, 3.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário