Prêmio para Nutricionista

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Chegando perto das Olimpíadas em Pequim a nutricionista Vanessa Capriles, já saiu à frente para trazer um troféu inédito para área de alimentação e nutrição. Ela é formada na Faculdade de Saúde Pública-USP e desenvolveu desde o começo de sua graduação atividades de pesquisa relacionada a formular novos alimentos.

Vanessa Capriles dia 20 de junho de 2008 conquistou o PRIMEIRO lugar com desenvolvimento de um salgadinho (snacks) inédito no mundo, sob orientação do Prof. Titular José Alfredo Gomes Arêas (FSP/USP). O Prêmio Henri Nestlé de Nutrição e Saúde contemplou a nutricionista com uma viagem a Suíça, e cada colaborador deste projeto com um Notebook.

Parece estranho uma nutricionista desenvolvendo salgadinhos. Como pode? Eles são alimentos ricos em gordura, muito calóricos e fazem mal a saúde. Mas, é realmente isto que ela foi mudar, pois como o próprio título de seu trabalho cita: “DESENVOLVIMENTO DE SNACK QUE ASSOCIA CONVENIÊNCIA A SAÚDE”, com sua pesquisa foi possível retirar algo que tornava o salgadinho muito mais prejudicial a saúde, a famosa gordura. As indústrias adicionam gordura ao salgadinho para fixar sabores e cheiros, Vanessa Capriles conseguiu o mesmo, adicionado uma solução a base de água, e dessa forma, reduziu em 34% o poder calórico e a gordura em zero. Além disso, aumentou em sete vezes a quantidade de fibra do produto. Quer saber como? Este segredo esta guardado a sete chaves e protegido por uma patente da USP, que já tem edital para a transferência desta tecnologia para as indústrias de alimentos.

Mas, o mais importante a ressaltar com as próprias palavras dela “Já que infelizmente este produto está presente no hábito de muita gente, que tal, transformá-lo em um produto menos prejudicial à saúde, lembrando sempre que o mais IMPORTANTE é o estímulo à alimentação saudável”.

E como excelente pesquisadora Vanessa não para por aí, atualmente ela está desenvolvendo produtos para pacientes com doença celíaca (intolerância ao glúten), a qual, atinge muitos brasileiros. A Equipe Nutrição Para Todos parabeniza a profissional Vanessa Capriles e deseja mais troféus deste artigo em diante.

Obs. O Blog Nutrição Para Todos promove conquistas na área de alimentação e nutrição.

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Prêmio para Nutricionista, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário