Shake Herbalife sem respaldo de segurança!

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

No início deste ano um amigo médico comentou comigo sobre alguns artigos científicos associarem Herbalife a problemas no fígado (Herbalife X Fígado). Isto me levou a pesquisar este artigos com intuito de conhecer a Verdade. A Rede NUTRItodos surgiu para MOTIVAR pessoas e PRESSIONAR empresas de alimentos a se tornarem mais responsáveis com suas publicidades e seus produtos. Temos diversas conquistas em relação ao combate a irregularidades. Empresas como Danone, Nestle e outras foram punidas por desrespeitarem o consumidor e mudaram a forma de divulgação de seus produtos (Conquistas). Assim, a Herbalife não poderia ficar de fora desta.

O que preocupou inicialmente foi que estes artigos sobre Herbalife e problemas no fígado, foram publicados em revistas importantes. Outro ponto é que diferentes pesquisadores observaram que alguns pacientes desenvolveram hepatite pelo uso dos produtos Herbalife. Entendo que alguns defensores Herbalife irão dizer que os artigos não são perfeitos. Concordo com eles, pois também acredito ser necessário mais estudos para entendermos esta Hepatite e Herbalife. Entretanto, é estranho pensar que a PODEROSA Herbalife (Faturamento acima de 4 bilhões de dólares em 2013) não publicou artigos mostrando a eficácia e segurança de seus produtos. Infelizmente tanto aqui no Brasil quanto nos EUA, os produtos alimentícios, podem ser vendidos ser comprovação de segurança e eficácia, diferentes dos remédios.Outra vez alguns defensores irão falar que os produtos Herbalife não tem intenção de tratar ou prevenir doenças. Porém, esta fala é “chover no molhado”, pois como a própria Herbalife afirma: Desejamos controlar o peso e o Diretor Geral da Herbalife – Giogi Okuraha afirmou em entrevista na TV que a Herbalife é uma das soluções para obesidade (Solução para Obesidade). Se estiver com pressa pode verificar sua fala no segundo 54. Outro ponto, qualquer produto que procure manter o peso já está inserido na prevenção de doenças cardiovascular. Além do mais, alguns representantes Herbalife e usuários adoram dizer que perderam tantos quilogramas. Ora, perder peso é uma forma de tratamento para obesidade. A dieta do Dr Atkins que segundo seu criador era mais importante para controlar o peso do que perder, tem diversas publicação científicas, a Herbalife NÃO tem publicações científicas sobre seus shakes controlando peso ou muito menos emagrecendo.

Pensando nesta discussão toda criei dois vídeos que indico para pessoas que não conhecem o Herbalife. Aliás estes dois vídeos são de conhecimento da empresa Herbalife, pois aqui não fazemos divulgações escondidas. Por sinal, conseguimos por meio da Herbalife informações sobre o que eles acham da associação de problemas no fígado e seus produtos e publicamos os vídeos a seguir:  (Video 1:Nutricionista Desmascara Herbalife) e (Video 2: Nutricionista Desmascara Herbalife – parte 2 )

Depois de publicar este vídeos que graças a alguns usuários Herbalife e seus representantes teve grande visibilidade, aprendi bastante. De maneira geral, acredito que os vídeos atingiram o objetivo que era mostrar a falta de respaldo científico sobre shakes Herbalife tanto para emagrecer quanto para controlar peso de forma saudável. Filtrando as ofensas que são naturais, para pessoas que não SABEM argumentar, aprendi muito com estes vídeos. Tive oportunidade de escrever para diversos usuários e representantes Herbalife sobre a falta de estudos científicos sobre seus produtos. Entretanto, um questionamento me chamou a atenção. Me disseram: Alexander peça para empresa Herbalife os artigos sobre a Segurança e Eficácia dos produtos em Seres Humanos que temos certeza que irão mostrar. Aceitei o desafio e novamente entrei em contato com empresa e pedi.

Inicialmente, eles me enviaram links de produtos da empresa Herbalife que são PURA propaganda.(http://produtos.herbalife.com.br/controle-de-peso/shake-herbalife). Depois, percebi que mandaram um link interessante, mas este só mostrava artigos científicos sobre tudo menos, sobre os produtos Herbalife (http://www.herbalifenutritioninstitute.com/br/). Assim pedi mais uma vez de forma bem objetiva: “Desejo ter acesso aos artigos científicos publicados em revistas qualis A e B internacionais que mostram a segurança e eficácia dos Shakes Herbalife para Manter o Peso, Reduzir o Peso e Aumentar o Peso em seres Humanos.”

Fiz este pedido pois de acordo com a maneira que o Shake Herbalife é registrado na ANVISA(Produto para Manter Peso, Reduzir Peso e Ganhar Peso), o mesmo deveria mostrar para aos internautas se realmente existe publicação científica sobre tudo isto. Pois, escrever que controla peso ou etc é fácil o difícil é mostrar científicamente.

Depois de algum tempo recebi da Herbalife aos artigos científicos de grande credibilidade. Ponto positivo para Herbalife. Mas apenas artigos sobre redução de peso com Shakes que NÃO SÃO Herbalife. Outro ponto é que estes Shakes “sem marca” NÃO mostraram que reduzem significativamente mais peso que a dieta saudável. Além disto, é sabido que em  1 ano de emagrecimento( tempo de emagrecimento utilizado nos artigos) não é possível verificar a segurança e eficácia dos Shakes sobre a saúde. Exemplo, claro disto foi a Dieta do Dr Atkins que se mostrou ser capaz de reduzir peso em 1 ano, mas em outros anos evidenciou-se problemas de saúde. Para se ter idéia, nestes últimos 5 anos encontramos no Pubmed mais de 70 artigos de revisão em humanos sobre a dieta Dr Atkins. Quando fazemos um rápida pesquisa dos últimos 5 anos sobre Herbalife, encontramos artigos que associam o uso deste produto com problemas no fígado. O maior problema é que NÃO existe publicação de segurança e eficácia de seus produtos, além de termos “qualquer shake” NÃO se mostrando superior a alimentação saudável para redução do peso.

Assim, peço o seguinte cuidado para as pessoas que não conhecem o Herbalife. Este produto possui uma grande campanha de Marketing, mas infelizmente, parece que o respaldo científico (estou comentando sobre publicações sérias) não existem ou por algum motivo foram engavetadas. Lembre-se, existem indícios de que produto herbalife pode causar problemas no fígado. E como até pessoas alcoólatras demoram anos de 20 a 30 anos para prejudicarem seus fígados, tomando Herbalife talvez também demore para aparecer problema em seu fígado. Cuidado, consulte seu nutricionista antes de iniciar um novo programa de alimentação saudável!

Obs.: Enviei e-mail para Herbalife relatando sobre o teor desta reportagem. Pedi para eles estudos específicos com Herbalife. Apenas me responderam que a aprovação da ANVISA é o bastante e este órgão aceitou a comparação dos shakes sem marca, com o produto Herbalife! Seguindo esta linha de raciocínio lembro:

A- Ainda falta provar por que ele não se mostrou superior a Alimentação Saudável no emagrecimento! ( ou seja Alimentação saudável continua sendo o melhor caminho para emagrecer)

B- Ainda falta provar por que Shakes Herbalife estão associados a problemas no fígado! (A ANVISA precisa ser mais enérgica com empresas Bilionárias)

C- Como existem vários Shakes no mercado para emagrecer, pela comparação feita pela Herbalife, TODOS os Shakes para emagrecer aprovados pela ANVISA são iguais.

 

Veja Abaixo as publicações científicas recentes sobre Shakes “sem Marca” enviadas para mim

1- Frestedt JL, Young LR, Bell M. Meal repleacement

beverage twice a day in overweight and obese adults

(MDRC2012-001). Current Nutrition & Food Science,

2012, 8, 320 – 329.

2-Koohnak S, Schaffner D, Milliron BJ, et al The impacto

a weight reduction program with and without mealreplacement

on health related quality of life in midle –

aged obese females. BMC Women’s Health, 2014. 14:45.

 

3- Tovar AR, Caamaño MC, Garcia PS. The inclusion of a

partial meal replacement with or without inulin to a calorie

restricted diet contributes to a reach recommended

intakes of micronutrientes and decrease plasma

triglycerides: a randomized clinical trial in obese Mexican

Women, Nutri. J. 2012 jun 18. 18;11:44

 

4- Fernández GMM, Breton LI, Basulto MJ., Quiles IJ,

Formiguera SX, Salas SJ. Evidence-based nutritional

recommendations for the prevention and treatment

of overweight and obesity in adults (FESNAD-SEEDO

consensus document): The role of diet in obesity

treatment (III/III). Nutr. Hosp. [revista en la Internet]. 2012

Jun [citado 2014 Mar 21] ; 27(3): 833-864

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 4.0/5 (8 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Shake Herbalife sem respaldo de segurança!, 4.0 out of 5 based on 8 ratings

27 comentários para “Shake Herbalife sem respaldo de segurança!”

  1. Faz Diferença disse:

    Ridículo…. artigo pobre e tendencioso… qualquer pessoa formadora de opinião faria analises… especificas e saberia distinguir a existência de informa’coes exigidas por legislação…

    Mande emails para os especialistas
    http://www.herbalifenutritioninstitute.com/br/about-hni/NAB.aspx

    Pesquise em outros lugares
    acesse
    http://www.herbalifenutritioninstitute.com/br/

    Pais livre todos podem opinar… mas afirmar NÃO

    Coloque a palavrinha magica nos seus textos … “Na sua opinião… ”

    pois trata-se da sua opinião…

    Saúde e Sucesso

    JN

  2. alexander disse:

    Olá JN, agradeço sua opinião ela é muito importante para nós! Reafirmo que os artigos de número 1 a 4 citados na reportagem foram encaminhados pela Herbalife. Caso os ache pobres e tendenciosos fique a vontade para criticá-los. Em relação aos problemas no fígado, que afirma isto não sou eu…são as revistas científicas presentes no link inicial (Herbalife X Fígado). Em relação a suas referências (http://www.herbalifenutritioninstitute.com/br/) e (http://www.herbalifenutritioninstitute.com/br/about-hni/NAB.aspx) não mostram artigos científicos sobre os Shakes Herbalife, sei disto pois tive que escrever para eles visto que não colocam no site Herbalife. Fazer propaganda é fácil, MAS em saúde é necessário provar. A Herbalife tem registro na ANVISA, mas os cigarros também, isto não prova que é saudável, pois se fosse a Plena verdade não teríamos dezenas de artigos associando Herbalife com problemas no fígado!

    Para os nossos internautas afirmo, muitas vezes interesses comerciais fazem pessoas defenderem produtos em vez da saúde. Pense nisso e consulte seu nutricionista antes de começar novas dietas.

  3. Solange disse:

    Achei este artigo muito pobre,não prova nada e quanto aos outros shakes existentes nos mercados,e remédios para emagrecer, não prejudicam o fígado, e ficar obeso não prejudica o fígado?
    A Herbalife, somente da a introdução e o incentivo para que as pessoas comecem o que para uma pessoa desmotivada seria impossível.

  4. alexander disse:

    Olá Solange agradeço seus comentários. Esta reportagem (não é artigo) visa mostrar os pontos falhos do Shake Herbalife. De acordo com o atual presidente da Herbalife esta empresa deseja ser uma solução para o problema da obesidade. Acreditamos que um produto necessite esclarecer o por que existem artigos científicos mostrando que este shake está associado a problemas no fígado. Acredito que o shake herbalife não seja o único a prejudicar o fígado. Entretanto, só posso afirmar cientificamente aquilo que foi publicado. Logo afirmo shake Herbalife trazem dúvida se podem ser utilizados com segurança ou não!

  5. Ronaldo disse:

    Importante ler esta reportagem pois percebo agora que estou consumindo um produto sem nenhuma garantia ou respaudo cientifico convincente.

  6. Geraldo Basílio disse:

    As postagens sobre o assunto estão dentro do esperado. Dentro de um estudo acadêmico cientifico é esperado que se pesquise sobre autores que estudaram o assunto e realizaram testes científicos. Assim os links que foram postado e os artigos correlatos citados bem como as revistas são exemplos de uma boa pesquisa que fizeste. Aqueles que criticaram estão apenas colocando opiniões e seus links apenas direcionados a herbalife. Ou seja, sequer pesquisaram antes de criticar. Cabe aos cientistas e instituições a prática de pesquisas e testes científicos. Nós devemos antes é pesquisar o que foi publicado. Por isso parabenizo a iniciativa em colocar as disposição do internauta algumas realidades sobre a herbalife. A proposito também realizei uma pesquisa e até cheguei ao ponto de associar como um membro para conhecer mais de perto e constatei que realmente muito do que oferecem não é o esperado.

  7. Rojane disse:

    Alexander,
    Estou consumindo os produtos da Herbalife e realmente fiquei preocupada. Até que ponto o consumo desses produtos podem trazer problemas para minha saúde? Meu vizinho já emagreceu 22 kilos e se sente super bem. Será que os efeitos colaterais são para todos?

  8. RAfael disse:

    o que faz bem para o fígado é a droga que vende nas biqueiras do país, o que deixa melhor ainda é álcool e cigarro… por que as pessoas pegam no pé de coisas que tentam mudar a vida das pessoas ?

    existe um mundo de oportunidade para todo mundo enxergar, já viu gente que tem dinheiro no bolso ficar contando história na internet ?

    QUEM NÃO TEM DINHEIRO…

  9. Rubens disse:

    Por indicação do meu médico passei utilizei os produtos Herbalife para perder peso, e em seis meses perdi 19 kg e nos últimos 18 meses consumo regularmente os Shakes, fibras, chás e demais produtos e tenho me sentido ótimo. Conheci pessoas que utilizam os mesmos produtos há vinte anose além de terem sei peso ideal, possuem uma aparência mais jovem que a idade, e como a empresa tem 35 anos, certamente algumas pessoas usam os produtos desde aquele tempo, assim, mesmo que não haja estudos científicos sobre a eficácia dos produtos, eu indico para todas as pessoas que conheço mudarem sua alimentação, adicionando o Shake na sua alimentação ou substituindo até duas refeições, como eu fiz, para perder peso. Não sou formado em nada, mas sei como me sinto ao usaR e gostaria que todos os que eu amo se sentissem igual. Não sei quais seriam os critérios para a comprovação científica, sei apenas que TODAS as pessoas que eu indiquei a usar para perda de peso, que seguiram corretamente as instruções, conseguiram eliminar os quilos indesejados, ou seja, experimente por PELO MENOS quinze dias os produtos e sinta você como se sente, daí você pode dar a sua opinião.

  10. Fernando Veloso da silva disse:

    Esse artigo traz mais dúvida do que informação, alguns nutricionistas são contra o uso do herbalife, por puro preconceito. e muito são obesos. Eu passei a usar o shake herbalife a dois meses e3 ja perdi 11Kg, e estou me sentindo muito bem e com mais energia do antes, o shake é muito bom e funciona, mas é preciso beber muita água para não sobrecarregar o fígado, é só seguir essa recomendação que que é muito saudavel.

  11. Danilo disse:

    Já li muitas pesquisas e artigos CIENTÍFICOS em relação ao uso dos shakes dessa marca, e eles COMPROVAM a associaçao com hepatoxidade, hipovitaminose A, necrose de células, etc. Emagrecerá? Sim, porém todos querem resultados imediatos, usufruem, e não pensam em um envelhecimento saudável, em uma expectativa de vida. CONHEÇO os malefícios, estudei para isso, e por isso sou CONTRA!

  12. Saulo disse:

    Só nutricionista que enche o saco com os produtos. Porque não se associam a Herbalife e param de fazer combinações alimentares que as pessoas não passam 4 semanas seguindo e engordam novamente ou mude de profissão!

  13. Mateus Neves disse:

    Estou aqui comendo um Burguer King enquando vocês discutem ai.

  14. JCB disse:

    ACHO INCRÍVEL a pessoa que escreveu esse texto afirmar saber algo sobre a companhia e os produtos quando diz: “de acordo com o ATUAL PRESIDENTE da Herbalife…”
    Só para constar: ATUAL PRESIDENTE? Qual deles? Pois o nome “Presidente” é apenas uma QUALIFICAÇÃO. Não existe UM PRESIDENTE, e sim VÁRIOS DELES. Que são PESSOAS QUE ALCANÇARAM O NÍVEL DE PRESIDENTE APÓS MUITO TREINAMENTO (COM MÉDICOS RENOMADOS – Dr. Luis Ignarro SIMPLESMENTE PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA NA ÁREA DE NUTRIÇÃO e que está por trás do desenvolvimento dos produtos) e depois de muito trabalho.
    Falando ainda sobre o corpo médico que representa a empresa, temos o DR. DAVID HEBBER (considerado por muitos médicos e nutricionistas “O PAPA DA NUTRIÇÃO”), Dr. Nataniel Viunisk (Médico Nutrólogo especialista em obesidade – representante da empresa no Brasil) ALÉM DE MAIS DE 90 MÉDICOS AO REDOR DO MUNDO (pois para cada pais que a empresa entra, É INDISPENSÁVEL – por exigência da própria empresa – que tenha um Médico responsável).
    De acordo com esta publicação, o autor então sugere que UM MÉDICO PRÊMIO NOBEL NA MEDICINA ESTARIA COLOCANDO SUA RENOMADA PREMIAÇÃO NO LIXO AO REPRESENTAR UMA EMPRESA QUE VENDE PRODUTOS QUE CAUSAM DOENÇAS DESSE NÍVEL?

    Assim sendo, SUGIRO QUE O AUTOR DO TEXTO VÁ SE INFORMAR MAIS SOBRE O QUE ESCREVE.
    Porque de LIXO, a internet já esta LOTADA!

    E para quem se contaminou com a porcaria que essa pessoa escreveu, sugiro que busque informações sobre ALTA QUALIFICAÇÃO do corpo médico que desenvolve e estuda os produtos da Herbalife. Escreve no Google os nomes que eu citei acima, que já terá MELHORES INFORMAÇÕES!

  15. marcelo valezi disse:

    É Lógico que qualquer produto industrializado trás malefícios à saúde… Deus é perfeito em sua Natureza, tudo que vem das mãos do Homem trás algum mal.
    O Ser Humano se tornou escravo da Indústria… e está pagando um preço altíssimo.

    Quer emagrecer?
    Feche a boca para Frituras, Refrigerantes, sucos concentrados, Carboidratos após 19hs e deixe de ser Robotizado, faça atividades físicas, durma bem e cante, dance, brinque… sua saúde agradece.

    Quer ter Câncer?

    Continue comendo alimentos industrializados, continue fumando, e continue procurando fórmulas mágicas para emagrecer.

    Ganhe um corpo lindo e um monte de Tumores.

  16. Jonas disse:

    Herbalife uma indústria de fazer inimigos… Seita de fanáticos…igreja de ilusionismo…

  17. Jonas disse:

    Quer ficar podre por dentro e mijar sem parar…tome shake!

  18. Renata disse:

    Muito obrigada pelo esclarecimento. Realmente você deve sofrer muitos ataques, pois os defensores da Herbalife o defendem como a uma religião. O que me parece é que Herbalife não tem nada relacionado à saúde, é algo para encobrir a pirâmide apenas. Usa quem quer (eu tb cheguei a usar uma vez), mas é bom estarmos cientes do que estamos usando.
    Abraços!

  19. luciano disse:

    Infelizmente não sei se tenho dó dos representantes da herbalife, sei que é o ganha pão e ninguém quer dizer que o produto é 100% seguro, mas a herbalife tem um forte, que é a lavagem cerebral. Um vendedor herbalife é tão radical quanto um louco do estado islamico, nunca tente argumentar contra ou vc pode perder sua cabeça. Mas no dia que essas pessoas pararem de simplesmente acreditar em quem vende seu peixe e dar uma pesquisada no que contem dentro daquele pote de puro produto industrializado, com aditivos, corantes, saborizantes e adocantes e ver o lixo que estão tomando e dando aos seu filhos, pode ser tarde demais. Só uma leve busca pelos componentes e lembre-se, o melhor alimento é o natural e não em pó… Tudo que o ser humano produz para facilitar e agilizar a sua vida, no final vai ter um preço, Cuidado pois só temos uma vida.

  20. José Ricardo disse:

    certa vez me vieram oferecer a herbalife para vender, no período, não aceitei, pois havia algo que me deixava na dúvida se aceitava ou não, lendo esse artigo vejo que a minha intuição estava certa, obrigado, espero que essa empresa refaça o seus produtos e suas propagandas…

  21. HerbaDeath disse:

    Revendedores de Herbalife se revoltando …arranjem um emprego de verdade !!! E parem de vender lixo…..

  22. Juan Diego disse:

    Tomo os produtos e me sinto super bem. Respeito a opiniao de todos, porem acho que um Nobel de medicina e varios outros medicos renomados nao iriam colocar sua carreira em risco.

  23. Leonardo disse:

    Aqui em Casa minha esposa comprou este lixo , deu uma caganeira nela kkkkkk se for pra emagrecer cagando compre lactopurga, e outra reclamava de dor de cabeca pois substituiu uma refeicao por dia ou seja por esse sacrificio seus tolos troque uma refeicao por frutas ecereais trara o mesmo resultado o negocio Herbalife igual igreja decrente fazem uma lavagem cerebral no tonto,converte ele em uma maquina de fazer dinheiro para depois expulsar os demonios “(amigos familiares todo mundo que esta a sua volta “

  24. Andrenutric disse:

    Lámentavel , esquema de piramide quer convencer seus vendedores e usuários, como todos sabemos só o conhecimento liberta, nem todos são adeptos ao conhecimento. quer emagrecer procure um NUTRICIONISTA!! A verdade é essa!!!

  25. Rodrigo disse:

    Tem um cara aí em cima que citou o alguém considerado “O PAPA DA NUTRIÇÃO ” .Logo pensei, a marca Herbalife é tão poderosa que de fato tem seguidores e não consultores, por isso não adinata discutirmos algo tão profundo, é perda de tempo e energia para ambos os lados,e ha só lembrando que o corpo é seu,e você faz com ele o que quiser , quer tomar bomba toma, quer tomar sibutramina então toma, o importante é conhecer o risco de cad decisão e aceitar a possibilidade de futuras consequências.

  26. Livia disse:

    Muito bom seu artigo. Lógico e claro. Questionar é um bom caminho para se encontrar a verdade. obrigada!

  27. Daniele Santana Gomes disse:

    bbla bla bla. Vai tomar um shake.. uso há anos e estou maravilhosa ponto, contra fatos, querido, não há ha argumentos.. Praxis- pratica e teoria.. já ouviu falar, não precisa muita coisa para comprovar a ineficácia, pega duas pessoas que usaram , faz um teste nas pessoas.. pronto

Deixe seu comentário