Feijão nosso de cada dia dai-nos muitos nutrientes!

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É o nome genérico para uma grande variedade de plantas da família Fabaceae. Cultivado pelo homem há milhares de anos e se tem indícios que surgiu no México por volta de 7000 anos antes de cristo (A.C.) ou em 10000 A.C. no Peru. O feijoeiro era cultivado no antigo Egito, na Grécia e cultuado como o símbolo da vida. Os antigos romanos usavam o feijão nas suas festas e como forma de pagar as apostas que faziam.

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão e o também o maior consumidor mundial desse alimento, embora tenha reduzido o seu consumo por pessoa de 25 kg/ano (1970) para 16 kg/ano nos dias de hoje. No nosso país as 3 espécies mais cultivadas são:

  • Phaseolus vulgaris: feijão comum
  • Vigna unguiculata: feijão de corda ou feijão macassar, caupi e outros mais comuns no Nordeste e na Amazônia;
  • Cajanus cajan: feijão-guandu ou andu principalmente no Nordeste.

Foi lançada uma nova variedade de feijão vermelho, pelo programa de melhoramento do feijoeiro, pela Universidade Federal de Viçosa, na Zona da Mata Mineira.

No Brasil os tipos de feijão mais comercializados são: carioquinha, preto, de corda ou fradinho, jalo, branco, rosado, rajado e o azuki (este último pela colônia japonesa).

Os feijões em geral fornecem proteína vegetal, fibras, carboidrato, minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, entre outros) e fitoquímicos (compostos fenólicos e flavonóides), sendo portanto um alimento altamente nutritivo.

 

Vamos ver agora a composição nutricional de alguns tipos de feijão, em 100 gramas de alimento.

 

Nutrientes Feijão azuki Feijão branco Feijão carioca Feijão fradinho Feijão jalo Feijão preto Feijão rajado Feijão rosinha Feijão vermelho
Calorias 128 139 76 78 93 132 143 149 127
Proteína (g) 8 10 5 5 6 9 9 9 9
Gordura (g) 0.1 0.4 0.5 0.6 0.5 0.5 0.7 0.5 0.5
Carboidrato (g) 25 25 14 14 17 24 26 28 23
Fibras (g) 7 6 9 8 14 9 9 5 7
Cálcio (mg) 28 90 27 17 29 27 46 52 28
Ferro (mg) 2 4 1.3 1.1 1.9 2 2 2 2.9
Magnésio (mg) 52 63 42 38 44 70 50 65 45
Fósforo (mg) 168 113 87 85 121 140 147 165 142
Potássio (mg) 532 561 255 253 348 355 436 508 403
Zinco (mg) 1.8 1.4 0.7 1.1 1 1.1 1 1 1
Cobre (mg) 0.3 0.3 0.2 0.1 0.2 0.2 0.2 0.3 0.2
Manganês (mg) 0.6 0.6 0.3 0.5 0.3 0.4 0.5 0.5 0.5
Selênio (mg) 1.2 1.3       1.2 1.2 1.4 1.2
Folato (mg) 121 81       149 172 168 130

 

E agora vamos ver como são os feijões e que preparações podemos fazer com eles:

 

Feijão azuki: tem os grãos pequenos e vermelhos, sendo usado na culinária

japonesa podendo ser consumido cozido ou para fazer o doce de feijão com

açúcar (anko).

Feijão branco: tem os grãos grandes e é bom para fazer salada com tomate e

cebola picados no molho vinagrete.

Feijão carioca ou carioquinha: de tamanho médio com lista marrom mais escura. Dá um bom

caldo para fazer o feijão tropeiro light com farinha, cheiro-verde e linguiça de frango.

Feijão fradinho ou de corda ou macassar: é um feijão verde com um olhinho preto no centro

que é usado para preparar o acarajé, mas pode ser feito também na salada.

Feijão jalo: tem os grãos grandes e amarelados. Após o cozimento tem um caldo encorpado de

coloração marrom avermelhada. Bom para fazer tutu de feijão e virado com couve manteiga e

farinha.

Feijão preto: tem uma casca mais delicada e é ideal para o preparo de feijoada

e de caldinho de feijão.

Feijão rajado: tem os grãos mais claros do que carioca e listas de cor

vermelha. O seu caldo é encorpado como o jalo.

Feijão rosinha: tem os grãos pequenos, de uma cor vermelha bem suave

quase rosada. Tem a casca delicada e dá um bom caldo.

Feijão vermelho: tem os grãos vermelhos escuros e longos, sendo indicado

para o preparo de saladas.

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