O que é trombose e como prevenir!

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

O trombo é a coagulação do sangue dentro do vaso sanguíneo e ocorre pela agregação plaquetária, Existem três tipos de trombo: hemostático, venoso e arterial. O trombo pode ocorrer devido a: cirurgias, válvula cardíaca artificial, alterações nos vasos sanguíneos, deficiência na coagulação do sangue por nascença, etc. As mulheres com mais de 40 anos são as mais atingidas ou as que usam anticoncepcionais, tem histórico familiar desse problema, tiveram vários abortos, eclâmpsia, obesidade, tabagismo e/ou consomem bebida alcoólica em excesso. É importante sempre ter o acompanhamento médico nessas situações para que seja definido o melhor tratamento.

A alimentação saudável poderá ajudar na prevenção da trombose, uma vez que auxiliará na circulação sanguínea adequada. A oferta de alimentos fontes de vitaminas e minerais ajuda a manter os vasos sanguíneos íntegros. É necessária, também, uma boa hidratação para garantir uma boa circulação do sangue, principalmente com água.

Desta forma, devem ser incluídos na dieta: as frutas cítricas fontes de vitamina C (laranja, mexerica, abacaxi, maracujá, kiwi, acerola, caju, morango, goiaba,…), as frutas vermelhas (framboesa, amora, uva rosada, mirtilo,…), folhas (alface, repolho) e cebola roxos por terem ação antioxidante e fortalecerem as paredes dos vasos sanguíneos. Os peixes com ômega 3 (sardinha, linguado, truta, namorado, atum, cavala, cavalinha, salmão) evitam a formação de trombos e elevam a fluidez do sangue. O suco de uva integral, por conta dos flavonóides, ácidos fenólicos e o resveratrol, tem ação antioxidante, protege o coração e inibe a agregação plaquetária e a formação de trombos.

Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, mas não substituem a orientação de seu nutricionista!

Mais Reportagens de Adriana

Meu triglicérides está alto, o que faço?

Qual alimentação ideal após o 1º infarto

Qual o melhor sal para o hipertenso?

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
O que é trombose e como prevenir!, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário