Ceia de Ano Novo

A+ A- Assine a Newsletter Facebook Twitter

Inscreva-se no Canal NUTRItodos

Batata no forno
Ingredientes:
1 kg de batata
1 lata de creme de leite light
1 lata de molho de tomate
300g de queijo muçarela de búfala
Alho, cebola , orégano, manjericão e sal a gosto para refogar
Modo de preparo:
Pegue as batatas já descascadas e corte em rodelas. Depois cozinhe as batatas com sal. As rodelas podem ter mais ou menos dois dedos de espessura. Após cozidas, reserve em um refratário.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola. Quando estiverem dourados, coloque o molho de tomate com o creme de leite. Se preferir, pode colocar uma pitada de sal, orégano e de manjericão a gosto.
Forre um outro refratário que pode ir ao forno com uma camada de batata, outra com o molho. Intercale também com a muçarela. Para finalizar, feche bem a última camada com o queijo.
Leve ao forno por alguns minutos até derreter o queijo e as batatas estarem gratinadas.

Moqueca de cação capixaba
Ingredientes:
• 2,5kg de Cação fresco limpo e cortado em cubos (mas poderia ser robalo, badejo,
garoupa ou namorado)
• 2 maços de coentro picadinhos
• 1 maço de cebolinha verde picadinho
• 2 cebolas brancas (pequenas) cortadas em meia lua
• 6 dentes de alho picadinhos ou amassadinhos
• 8 tomates grandes (4 tomates batidos no liquidificador e 4 tomates completamente
pelados e sem sementes, cortados em cubinhos)
• 4 limões
• azeite de oliva
• Tintura de urucum (quem não tiver a tintura pode usar o óleo e colorau)
• pimenta dedo-de-moça e sal a gosto

Modo de preparo:
Corte o peixe em cubos (pode ser em postas se preferir). Lave bem o peixe, e deixe-o em uma vasilha com o suco de 2 limões, sal e alho, por pelo menos 1 hora.

Em uma panela de barro (grande), coloque um pouco da tintura de urucum (umas três colheres de sopa. Para quem não tiver a tintura, pode ser usado três colheres de sopa de azeite e colorau). Refogue 1/3 da cebola e acrescente o 3/4 do tomate batido, deixe apurar. Se gostar de pimenta, pode juntá-las nesse momento.

Retire o peixe da vasilha e vá arrumando na panela. Vire os pedaços de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem uns por cima dos outros.

Depois de arrumar o peixe, esprema por cima o suco de 2 limões, 3/4 dos tomates picados, mais 1/3 da cebola, 3/4 do coentro picadinho, azeite extravirgem, mais um tantinho de tintura de urucum (ou colorau), e sal.

Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com auxílio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo.

Mousse de laranja
Ingredientes:
1 xícara (chá) de creme de leite lilght
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de água quente
2 xícaras (chá) de suco de laranja sem açúcar
3 colheres (sopa) de mel
1 xícara (chá) de leite condensado light
Modo de preparo:
Bata o creme de leite e reserve. Dissolva a gelatina na água quente. Junte o suco de laranja, o mel e o leite condensado, e mexa bem. Incorpore delicadamente o creme de leite batido. Coloque numa forma de furo no meio, molhada, e leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até firmar.

Obs.: Adriana Lúcia Van-Erven Ávila é Nutricionista (CRN 3 – 2816) e colabora da Rede NUTRItodos. Todas as informações acima são para ajudá-los a terem uma maior consciência sobre alimentação saudável, e não substituem a orientação de seu nutricionista!

0
Como você avalia este conteúdo?
VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 5.0/5 (1 votos)
Avaliação deste conteúdo:
Ceia de Ano Novo, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Deixe seu comentário